Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Três vans escolares são guinchadas em Criciúma

Criciúma
Fiscalização de vans escolares em Criciúma
Foto: Divulgação / DTT

Criciúma

Três vans escolares são guinchadas em Criciúma

Três vans escolares foram guinchadas em Criciúma por irregularidades graves. Pais devem ficar atentos à regularização do transporte

CRICIUMA

Durante uma fiscalização realizada na última segunda-feira (10), três vans escolares foram guinchadas em Criciúma por apresentarem irregularidades graves. A ação, promovida pela Superintendência de Trânsito do município, teve como objetivo garantir que os veículos destinados ao transporte de estudantes estejam devidamente licenciados e seguros.

No total, 25 vans passaram por vistoria, e além das apreensões, quatro veículos foram notificados por problemas na documentação e na segurança. Segundo o superintendente de trânsito, Sargento Edno Dutra, a fiscalização buscou identificar falhas e orientar motoristas para a regularização.

“Nosso objetivo não é apenas punir, mas garantir que todas as vans estejam dentro das normas para proteger as crianças. A segurança no transporte escolar deve ser prioridade”, destacou o superintendente.

Irregularidades encontradas

Entre as infrações detectadas, dois motoristas foram flagrados sem o curso obrigatório para transporte escolar, e os veículos não haviam passado pela vistoria obrigatória. No caso mais grave, a van:

  • Era abaixo do ano permitido pela legislação;
  • Estava com dois pneus carecas;
  • Não tinha vistoria nem documentação válida;
  • O motorista não possuía habilitação adequada;
  • O veículo era ligado por um botão improvisado, em vez da chave original.

Diante dessas irregularidades, as três vans foram removidas e levadas ao pátio do município.

Pais devem conferir a regularização das vans

A Superintendência de Trânsito de Criciúma reforça a importância de que os pais verifiquem se as vans escolares contratadas estão regularizadas. Atualmente, 90 veículos estão cadastrados no sistema, mas apenas dois terços cumprem todas as exigências.

“Recomendamos que os responsáveis confirmem se o motorista tem CNH na categoria D, se o veículo passou pela vistoria e se há um monitor acompanhando as crianças”, alertou o superintendente.

Exigências para motoristas de vans escolares

Para operar legalmente, os motoristas de vans escolares devem atender a requisitos como:

  • Possuir CNH na categoria D;
  • Realizar vistoria obrigatória pela Superintendência de Trânsito e pelo Estado;
  • Concluir o Curso Especializado para Transporte Escolar, que capacita o motorista para lidar com situações adversas no trânsito.

Estacionamento rotativo em frente às escolas

Para melhorar o fluxo no trânsito, a Gerestar, empresa responsável pelo estacionamento rotativo de Criciúma, em conjunto com a Superintendência de Trânsito, liberou um tempo de permanência gratuita de 20 minutos para os pais que buscam seus filhos em escolas do Centro.

A medida vale para as escolas Marista, São Bento, Michel e Lapagesse, desde que o veículo permaneça com o pisca-alerta ligado e respeite o tempo limite.

A próxima fiscalização será realizada na segunda-feira (17), com intensificação na checagem de documentos e na segurança dos veículos.

Continue lendo
Topo