Cotidiano
Fake: anúncio de contratação por prefeitura é falso
Município alerta sobre divulgações falsas em Gravatal

Por
Matheus Machado

Nos últimos dias, circula nas redes sociais e em grupos de aplicativos de mensagens uma informação falsa sobre a suposta contratação de monitores pela Prefeitura de Gravatal. O boato alega que há vagas abertas e incentiva os cidadãos a ligarem para um contato oficial da Administração Municipal. Além disso, usou-se o logo do município.
“A Prefeitura de Gravatal vem a público desmentir essa informação. A secretária de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer, Andréia de Souza Cardoso Assmann esclarece que não há nenhum processo seletivo para monitores em andamento e que qualquer anúncio sobre contratações é feito exclusivamente pelos canais oficiais do município, como o site oficial e as redes sociais verificadas da prefeitura”, informou a nota do município.
No Brasil, a disseminação de fake news pode ser considerada um crime, que pode ser punido de acordo com o Código Penal e outras leis específicas.
A Lei nº 13.834/2019, conhecida como Lei das Fake News, estabelece sanções para quem cria ou divulga notícias falsas com o objetivo de prejudicar a honra ou a imagem de pessoas ou instituições. De acordo com a lei, a pena para esse tipo de crime pode ser de dois a oito anos de prisão, além de multa.
Como verificar se uma vaga é verdadeira?
Para verificar se a notícia sobre o município é verdadeira, consulte o site oficial da Prefeitura de Gravatal; verifique os perfis oficiais nas redes sociais e entre em contato diretamente com a secretaria responsável.
A prefeitura destacou que qualquer seleção para cargos públicos segue critérios legais e é amplamente divulgada por meio de editais oficiais.
Com informações de PMG.