Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Obra na Serra da Rocinha: 5 meses de paralisação

Criciúma
1884848421
Foto: Divulgação arquivo

Criciúma

Obra na Serra da Rocinha: 5 meses de paralisação

O tráfego de veículos segue oficialmente suspenso até a rodovia contar com condições de segurança necessárias para a liberação do trânsito

CRICIUMA

Segue tudo parado, desde setembro do ano passado. Já passaram cinco meses desde que os trabalhos na Serra da Rocinha foram interrompidos, em Timbé do Sul. O motivo? Aguardando a assinatura do novo contrato.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que as obras na BR-285, na Serra da Rocinha envolvem serviços de contenções de encostas, barreiras de proteção e sarjetas, entre outras frentes.

Sobre o ponto crítico, no alto da serra, onde houve um deslizamento de terra, em fevereiro de 2024 e estudos apontam uma perigosa instabilidade do solo, será realizada uma obra extra: uma contenção no maciço, que ficará a cargo de uma nova empresa, a partir de um novo contrato a ser assinado pelo DNIT.

Para a nova contenção será construída uma cortina de concreto somada à aplicação de tela metálica de alta resistência, a fim de evitar a ocorrência de novos deslizamentos e garantir a segurança dos usuários. Este projeto vai substituir a ideia inicial de construção de um túnel falso. Portanto, a solução pelo túnel falso está, neste momento, descartada.

A escolha pela contenção levou em consideração critérios financeiros, técnicos e de velocidade de execução. O projeto de engenharia da cortina já está concluído, mas o orçamento segue em análise na sede da autarquia, em Brasília, e ainda não tem data definida para a contratação.

O tráfego de veículos segue oficialmente suspenso até a rodovia contar com condições de segurança necessárias para a liberação do trânsito.

Continue lendo
Topo