Turismo
Comitiva de italianos percorre o sul catarinense
Grupo já passou por Pedras Grandes e Orleans
Uma comitiva composta por italianos vem percorrendo o sul catarinense deste segunda-feira (17). O grupo já esteve em municípios como Pedras Grandes e Orleans e, ainda nesta terça, passarão também por Siderópolis. O objetivo da visita é estreitar o relacionamento da Itália com cidades de grande imigração italiana.
A comitiva é composta por vereadores e prefeitos italianos, bem como lideranças de associações ligadas às cidades da Itália. De acordo com o prefeito de Pedras Grandes, a visita contribui para essa conexão cultural e turística que a região tem investido.
“É mais uma estrutura para nos auxiliar nessa aproximação cada vez maior de estar divulgando a história de Azambuja, a primeira colônia de imigrantes italianos para o sul do estado”, disse o prefeito. “A gente quer, ao final dessa roda, gerar autonomia e manutenção da nossa cultura”, completou.
Pedras Grandes é uma das cidades do sul do estado que vem apostando em atrações turísticas conectadas com a cultura italiana. Ainda neste ano, o município pretende inaugurar uma réplica da Torre de Pisa, onde, na parte interna, funcionará um museu interativo que conta a história da imigração na região.
Existem, no entanto, outros municípios do sul do estado que também contam com grandes colônias de imigrantes italianos. Não à toa, foi criado uma rota organizada da cultura italiana no sul do estado. De acordo com o prefeito, é isso que tem se buscado vender também para aqueles que vêm da Itália.
“O italiano viaja muito e se utiliza de rotas organizadas, e nós temos uma rota da imigração italiana que chamou atenção e têm despertado a atenção das agências de turismo, interessadas em vender esse pacote”, pontuou.