Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Freibergue assume comando da Controladoria-Geral

Política
WhatsApp Image 2025 02 20 At 08.12.41
Foto: Divulgação / CGE

Política

Freibergue assume comando da Controladoria-Geral

O coronel do Exército Freibergue Rubem do Nascimento assumiu o cargo de controlador-geral do Estado, substituindo o advogado Pedro Waltrick

O coronel do Exército Freibergue Rubem do Nascimento assumiu o cargo de controlador-geral do Estado, substituindo o advogado Pedro Waltrick, que ocupava a função desde agosto de 2024. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 19 de fevereiro. Freibergue é formado em Administração Pública e Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui mestrado em gerenciamento de estresse e ciências militares.

No governo de Jorginho Mello, Freibergue atuou em diversas funções estratégicas, incluindo o cargo de secretário executivo de Parcerias e Projetos Estratégicos da SC Participações e Parcerias (SCPAR), secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e, mais recentemente, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Sua experiência como gestor público também inclui passagens pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, onde foi secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública entre 2019 e 2020.

Freibergue também atuou no Ministério da Educação entre 2020 e 2021, sendo responsável pela formulação de políticas públicas para a implementação de escolas cívico-militares no Brasil. Além disso, ocupou o cargo de diretor dos Correios entre 2021 e 2022 e foi assessor Especial Militar na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República entre 2012 e 2015.

Com uma carreira sólida nas Forças Armadas, ele desempenhou funções de liderança, como chefe do Estado-Maior no 1º Exercício Internacional Humanitário em 2019, subchefe do Preparo do Comando de Operações do Exército Brasileiro em 2018 e subdiretor de Abastecimento do Exército em 2017. Sua trajetória internacional inclui a atuação como observador militar das Nações Unidas no Timor Leste (2003-2004) e chefe do Grupo Técnico do Brasil nos Brics para assuntos de Segurança e Defesa Cibernética em 2014.

A Controladoria-Geral do Estado (CGE), agora sob a gestão de Freibergue, tem a missão de promover a qualidade do gasto público e fortalecer o controle interno. Suas atribuições incluem a transparência na administração, a prevenção e combate à corrupção, além de incentivar a participação social e a integridade na gestão estadual.

Continue lendo
Topo