Florianópolis
SC registra quase 2 mil casos de Covid-19
Até 19 de fevereiro, o estado já contabilizou 10 mortes relacionadas à doença

Às vésperas do Carnaval, Santa Catarina registra 1.822 casos confirmados de Covid-19 em 2025, com 101 pessoas hospitalizadas e 28 internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), conforme dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do SUS (Cieges/SC). Até 19 de fevereiro, o estado já contabilizou 10 mortes relacionadas à doença.
Os municípios com maior número de casos confirmados são Joinville (210), Blumenau (184) e Chapecó (146). Apesar dos números, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) garante que o quadro atual não é alarmante, já que os dados de 2025 são significativamente menores em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Em 2024, entre janeiro e 19 de fevereiro, o estado registrou 10.536 casos, 383 hospitalizações e 92 internações em UTIs. No mesmo período, o número de óbitos chegou a 43, quase quatro vezes mais que os registrados até agora em 2025.
Impacto do carnaval
Com o Carnaval de 2025 marcado para o período de 1º a 5 de março, algumas cidades, como Florianópolis, já iniciaram as festividades no dia 21 de fevereiro com o tradicional Berbigão do Boca. A capital catarinense já contabilizou 35 casos confirmados até o momento.
É importante observar que, em 2024, o número de casos de Covid-19 teve um pico após o Carnaval. No dia 9 de fevereiro daquele ano, foram registrados 247 casos. Já em 13 de fevereiro, esse número subiu para 353, e até o final do mês, o estado enfrentou um “boom” de casos, alcançando 850 confirmados em 26 de fevereiro. Embora o número tenha começado a cair após o pico, ainda havia 496 casos registrados no dia 10 de março.
Cobertura vacinal em SC
A cobertura vacinal contra a Covid-19 em Santa Catarina segue em ritmo moderado, com 80% da população adulta recebendo as duas doses iniciais e 44,5% recebendo três doses. A aplicação da quarta dose está em 14,9%. A cobertura da vacina bivalente, que é destinada a grupos prioritários, está em 14,19%.
Recomendações da Dive
A Dive/SC alerta que, caso os casos de Covid-19 aumentem, os catarinenses devem evitar sair de casa. Para aqueles que participam das festividades do Carnaval, é importante observar os sintomas da doença, como febre, tosse, dor de garganta e dores no corpo. Se esses sintomas aparecerem, é recomendado evitar aglomerações e procurar atendimento médico, especialmente para pessoas com fatores de risco, como idosos e doentes crônicos.
Além disso, a Dive recomenda as seguintes medidas preventivas:
- Manter a vacinação em dia, incluindo a vacina contra a gripe e Covid-19;
- Lavar as mãos com frequência;
- Usar máscara, especialmente em locais com aglomeração de pessoas;
- Evitar ambientes fechados e aglomerações;
- Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;
- Limpar frequentemente superfícies de contato, como maçanetas e corrimãos, com álcool;
- Evitar compartilhar objetos pessoais, como copos e talheres.