Agro
É bem mais barato comer produtos da estação
Frutas, verduras e legumes tem suas safras em períodos distintos; custa muito menos e é muito mais gostoso comer os produtos da estação
Publicado em
Frutas, verduras e legumes tem suas safras em períodos distintos; custa muito menos e é muito mais gostoso comer os produtos da estação
Por
Joca Baggio
Qualidade, frescor e sabor são apenas algumas das vantagens de comer frutas da estação. E com a chegada da primavera, aumenta significativamente a oferta desses produtos e, por questões mercadológicas, os preços caem. É a lei da oferta e da procura. Sem contar que esses produtos são mais nutritivos porque a maturação ocorre de forma natural e também não precisam ficar estocados em câmaras frias para garantir a demanda da entressafra.
As frutas que aparecem em abundância em outubro, e também com preços bem mais acessíveis, são o abacate, abacaxi pérola, acerola, banana prata, caju, coco-verde, jabuticaba, laranjas-lima e pêra, maçã fuji, mamão, manga, tangerina e uva Thompson. No entanto, é bom lembrar que, além da sazonalidade, tem a questão geográfica. Como o Brasil é um país com dimensões continentais, há grandes variações de uma região para outra.
Já os legumes de outubro, que nessa época do ano os preços vão lá embaixo, são a abobrinha, abóbora, alcachofra, aspargos, batata-doce, berinjela, beterraba, cenoura, couve-flor, ervilha, inhame, pepino, pimentão e tomate. Os produtos da safra apresentam melhor qualidade nutricional, por terem menos agrotóxicos e serem mais frescos, já que são colhidos na época ideal para o seu desenvolvimento.
As verduras têm também sua sazonalidade. Em outubro há uma oferta maior de alho-poró, almeirão, brócolis, cebolinha, coentro, espinafre, mostarda e orégano. Além das questões ligadas à lei da oferta e procura, a redução das interferências químicas e humanas para chegar ao consumidor, e a redução na necessidade de conservação prolongada também impactam na redução do preço.