Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Plantio de arroz se inicia em Santa Catarina com boas expectativas

Agro
Foto: Divulgação

Agro

Plantio de arroz se inicia em Santa Catarina com boas expectativas

Segundo a Epagri, previsão é que a próxima colheita ultrapasse 1,2 milhão de toneladas do grão

Publicidade

A plantação do arroz irrigado da Safra 24/25 já se iniciou em quase todas as regiões de Santa Catarina. Com o fim da última colheita, o solo foi preparado nos últimos meses para receber o plantio do grão pré-germinado, para que a partir de fevereiro do próximo ano, sejam colhidas mais de 1,2 milhão de toneladas.

Em 2023, o El Niño aumentou a precipitação média e a nebulosidade no período do cultivo, ocasionando a diminuição de um dos componentes principais para o desenvolvimento da planta, a incidência de radiação solar. No entanto, conforme boletim agropecuário da Epagri divulgado neste mês, diferentemente da última safra, o fenômeno La Ninã traz uma projeção de melhores condições para a safra 24/25.

“Neste ano, vamos estar sobre a influência do fenômeno La Niña que, em uma grande porcentagem dos anos, traz condições favoráveis ao cultivo do arroz, como a redução nas precipitações, a maior incidência de radiação e temperaturas mais amenas”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador estadual do programa Grãos da Epagri, Douglas George de Oliveira.

As expectativas positivas seguem por toda a cadeia produtiva do arroz. Nas indústrias, as estimativas para a safra 24/25 são de sucesso e bons resultados. “Todos os nossos agricultores estão esperançosos e as indústrias estão apoiando os produtores para que essa parceria se fortaleça cada vez mais”, avalia o presidente do SindArroz-SC, Walmir Rampinelli.

A visão de quem cuida da terra

O produtor rural Felipe Alexandre Pereira, que possui 20 hectares de área plantada em Forquilhinha, no Sul catarinense, também está com boas expectativas. Com 12 anos de experiência, plantando e colhendo o grão, pretende colher 4,5 mil sacas na próxima safra. “Ano passado, perdermos em todas as áreas cerca de 10 a 15%, por conta das chuvas. Mas para este ano, esperamos um tempo seco, o que ajuda no desenvolvimento da planta”, comenta.

Cuidado em todos os detalhes

Para outro produtor rural e engenheiro agrônomo, Vanio Steckert, a metodologia de preparo dos 1000 hectares de arroz na Fazenda Agroavião, em Capivari de Baixo (SC), consiste na sistematização. “Fazemos um trabalho muito forte na área de correção de solo. Nos preocupamos muito com a questão da sustentabilidade, procurando não agredir muito, utilizando produtos biológicos e a agricultura de precisão”, afirma.

Nas áreas em que cultiva, a pretensão é colher de 200 a 250 sacas de arroz por hectare. No mês de setembro, o agricultor busca finalizar os 500 hectares de arroz pré-germinado, para que em outubro seja incrementado o grão de variedades nos outros 500 hectares.

Continue lendo
Topo