Qualidade do gado catarinense impressiona na AgroPonte
Associação Brasileira dos Criadores de Zebu premiou animais Nelore e Brahman em Criciúma

O julgamento de bovinos realizado na Feira AgroPonte, em Criciúma, destacou a qualidade do gado catarinense. A avaliação foi conduzida por Lauro Fraga Almeida, técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que elogiou o trabalho dos criadores do Estado.
“Santa Catarina foi o primeiro estado livre de aftosa sem vacinação e tem potencial para ser um grande exportador de carne. O trabalho está sendo muito bem feito e queremos estar juntos para o catarinense produzir mais e melhor”, afirmou.
Foram avaliadas as raças Nelore e Brahman, com base em três pilares: saúde, longevidade e equilíbrio. O concurso comparou diferentes faixas etárias, de bezerros a adultos, e premiou os exemplares mais bem avaliados, em critérios ligados à eficiência produtiva e capacidade reprodutiva.
Além de reconhecer o mérito dos criadores, o julgamento serve como um retorno técnico para a evolução genética e produtiva das fazendas. Almeida, que já atuou em concursos na Venezuela e na Bolívia, ressaltou que a seleção ajuda a manter o Brasil como potência mundial na pecuária: segundo maior rebanho do mundo e maior exportador de genética a pasto.
Destaque na feira
O maior número de animais inscritos foi da raça Brahman, originária dos Estados Unidos. Um touro da cabanha Talismã, campeão da categoria Gran Sênior, chamou atenção: com 1.455 quilos, é considerado o mais pesado do Brasil, segundo o médico veterinário da Epagri, Marcelo Pedroso.
Vencedores do julgamento
Grande Campeão Macho Brahman: Cabanha Bez Batti Bpar 1065
Grande Campeã Fêmea Brahman: Cabanha Águas Frias AAB192
Grande Campeão Macho Nelore: Cabanha Cerro Azul ETP191
Grande Campeã Fêmea Nelore: Fazenda Scarpari LMW755
Campeã Gran Matriz Longeva: Cabanha Talismã BPAR965
Campeão Gran Sênior: Cabanha Talismã PVT115