Bem-estar
Horta Solidária em São José promove inclusão e sustento
Desde a sua inauguração em março de 2022, a horta cultiva mais de 40 variedades de frutas, verduras e legumes, envolvendo 48 famílias do bairro Serraria
A primeira horta solidária de São José, implantada pela Prefeitura no loteamento Morar Bem, no bairro Serraria, virou exemplo na produção de alimentos orgânicos para a comunidade. Desde a sua inauguração em março de 2022, a horta cultiva mais de 40 variedades de frutas, verduras e legumes, envolvendo 48 famílias do bairro. Além disso, o projeto abastece duas creches da região e desenvolve ações de educação ambiental com os estudantes.
Conforme o coordenador do projeto, a produção anual inclui seis toneladas de bananas, uma tonelada de berinjela, cenoura e beterraba, além de oito mil pés de alface e cinco mil pés de ervas como salsinha, cebolinha e couve. O próximo passo é a implantação de uma estufa e de um sistema de compostagem, visando tornar a produção totalmente sustentável. Regulamentado pela Lei 5.739/2019 e pelo Decreto 15.550/2021, o Programa Horta Solidária promove a autossuficiência, incentivando a coleta e o reaproveitamento de sementes para reduzir custos.
A horta também transformou a vida dos moradores, como o aposentado José Pedro dos Santos, de 78 anos, que após sofrer um princípio de AVC encontrou no trabalho na horta uma forma de reabilitação e integração social. Além da produção de alimentos, o espaço se tornou um centro de convivência comunitária, com eventos organizados para reunir os moradores, como a festa junina que está sendo planejada pela comissão de eventos da Horta Morar Bem.