Bem-estar
O que comer com a chegada o calor
Os dias mais quentes pedem alimentos mais frescos, menos calóricos e muita hidratação
Com a proximidade do verão as temperaturas tendem a aumentar e a alimentação passa a gerar uma maior preocupação. A alimentação tem relação direta com o nosso bem-estar físico e, no verão, as altas temperaturas podem exigir mais do nosso organismo para manter o equilíbrio. Por isso, especialistas ressaltam a importância de buscar alimentos de fácil digestão para o conforto intestinal e que contribuam com a hidratação para o controle da temperatura corporal.
A nutricionista Karinee Abrahim, do Instituto Nutrindo Ideais, disse em material publicado pela CNN que é comum sentirmos fadiga, dores de cabeça e perda de apetite. “Isso ocorre pela perda de nutrientes e sais minerais através do suor”, afirma.
Daniela Cierro, nutricionista e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), na mesma publicação concorda que é comum as pessoas sentirem menos fome no verão. “Muitas aproveitam essa época em que estão mais inapetentes e passam a comer menos pensando que vão emagrecer, mas isso pode ser um engano para a saúde e para o processo de emagrecimento”, alerta.
Para a nutricionista, é muito importante fazer todas as refeições ao longo do dia, sem pular nenhuma. Outras orientações em nutrição para a alimentação são: priorizar a hidratação; optar por refeições leves; aproveitar alimentos da estação, que são mais frescos e saborosos; reduzir o consumo de açúcar e alimentos com gordura; e atentar-se à conservação dos alimentos para evitar contaminação.
Diz ainda que alguns alimentos se destacam durante o verão, por ajudarem o corpo a se adaptar melhor ao clima quente, explica Karinee Abrahim. Frutas como melancia, melão, morangos e cítricos são ricas em água e antioxidantes, ajudando na hidratação e fornecendo nutrientes essenciais.
Quais os melhores alimentos
No grupo dos vegetais, alface, espinafre e rúcula oferecem vitaminas e fibras importantes para a saúde digestiva. Já peixes grelhados, frango e carnes magras são fontes de proteína leve, ideal para refeições principais.
Além disso, beber água, água de coco, sucos naturais e consumir alimentos ricos em eletrólitos, como bananas, que auxiliam na hidratação e na reposição de minerais perdidos devido ao suor. “Esses alimentos são fundamentais para uma dieta equilibrada no verão, mantendo a hidratação e fornecendo nutrientes essenciais para lidar com as altas temperaturas”, explica a nutricionista.
Quais alimentos devem ser evitados?
Dentre os alimentos que precisam ser evitados nesse período, Daniela Cierro ressalta que é preciso ter parcimônia no consumo de carne vermelha, além de ser importante consumir com o mínimo de gordura aparente possível, como em casca de peixes e frangos.
Bebida alcóolica em excesso também precisa ser evitada, porque desidrata o corpo. “Em dias quentes, com aumento de transpiração, se não intercalar o álcool com hidratação, pode ter desidratação e levar até a hospitalização, porque perdemos minerais importantes para o organismo”, explica. Outro ponto é o consumo de sorvete, porque alguns são ricos em gordura, então deixam de ser um alimento que hidrata.