Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Os melhores hábitos alimentares para combater o calor

Bem-estar
Asian Cuisine Hainanese Chicken Rice Or Nasi Haina 2023 11 27 05 09 08 Utc Scaled

Bem-estar

Os melhores hábitos alimentares para combater o calor

Nutricionista explica como manter o corpo saudável no verão

Para manter o corpo saudável durante a intenso calor que atinge o Brasil no verão, é essencial adotar táticas alimentares que ajudem a manter o corpo hidratado. Em entrevista ao portal SCTodoDia, a nutricionista Cláudia Medeiros contou as principais táticas alimentares para a estação e alertou para os malefícios daqueles que comem menos nesse período.

Hidratação constante

Água é prioridade. A nutricionista explica que a sede pode ser um sinal de que o corpo já está começando a se desidratar, por isso, é imprescindível beber muita água ao longo do dia, mesmo se não estiver com vontade. Além disso, ela alerta para o cuidado em oferecer água frequente aos idosos.

Além da água tradicional, beber água de coco, rico em eletrólitos, é fundamental, visto que auxilia na reposição de minerais perdidos pelo suor. Chás gelados também são bem-vindos. Claúdia recomenda ervas como camomila, hortelã e melissa que ajudam na digestão e a controlar a ansiedade. “Faça o chá e deixe gelar, bata no liquidificador com fruta (abacaxi ou maçã) e faça o suchá”, propõem.

Frutas: aliados coringas para o bem-estar

Excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e vários compostos que contribuem para a prevenção de doenças, as frutas são alimentos ‘chaves’ durante o verão. Segundo a nutricionista, abacaxi, laranja, melancia, melão e uva são ricas em água e ótimas opções para refrescar o corpo e mantê-lo hidratado. Outra alternativa é o consumo de sucos naturais sem adição de açúcar. A especialista sugere consumi-las de forma convencional ou transformá-las em picolés.

Evite alimentos pesados

Cláudia alerta para a ingestão de frituras e alimentos gordurosos. “Eles demandam mais do sistema digestivo e podem aumentar a sensação de calor”, esclarece. Ela aconselha a redução do consumo de alimentos processados como miojo, temperos prontos, bolachas, lasanha, nuggets e afins. “Comidas muito salgadas são ricas em sal, o que ajuda a desidratar o corpo, evite-as”, completou.

A dica da especialista é abusar das saladas com folhas verdes, tomate, abacate, cenoura, pepino, beterraba e proteína leve (como peito de frango grelhado, atum ou peixes em geral). “Elas são nutritivas e ajudam a não pesar no estômago”, explica.

Cuidado com cafeína e álcool

Cláudia adverte para não abusar no café ou álcool, pois eles podem aumentar a desidratação. Ela recomenda tomar no máximo três xícaras de café ao dia. E quando beber bebida alcoólica, é preciso intercalar com água, para se manterá hidratado e não absorver tanto o álcool. Além de evitar a famosa ressaca.

Temperos frescos

Abuse nas ervas frescas como manjericão, alho, hortelã, salsinha, cebola de cabeça, orégano que não só deixam os pratos mais saborosos, mas também possuem propriedades refrescantes.

Como dosar as refeições?

Em vez de fazer grandes refeições, a nutricionista sugere optar por comer porções menores várias vezes ao dia para não sobrecarregar o corpo com digestões pesadas. Mas ela adverte, fragmentar as refeições não significa comer menos ao longo do dia.

O calor excessivo pode trazer à tona pensamentos como o de “pular” o almoço, o que pode resultar em algumas deficiências nutricionais. A perda de massa muscular, pela ausência da ingestão de certos nutrientes, e a perda de peso estão entre as principais consequências. Cláudia explica que isso se torna um problema mais grave para pacientes mais idosos ou mais magros, que podem sofrer complicações.

Se seguir as táticas mencionadas até aqui, você ajuda seu corpo a lidar melhor com a onda de calor, mantendo a hidratação e o conforto.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo