Blogs
Após lance polêmico em Hercílio Luz x Marcílio Dias, árbitro justifica expulsões e relata incidentes na súmula da partida
Leão do Sul afirma ter sido prejudicado pela arbitragem e detona FCF em nota publicada nas redes sociais
Por
Caio Maximiano
A súmula do duelo entre Hercílio Luz e Marcílio Dias, disputada neste sábado (2), pelo jogo de volta da semifinal da Copa Santa Catarina, e que terminou com vitória do Marinheiro nos pênaltis, registrou diversos episódios de indisciplina, especialmente após um lance polêmico aos 38 minutos do segundo tempo. Neste momento, o árbitro Júlio César Pfleger marcou um pênalti de Geninho sobre Poffo, o que gerou reações dos jogadores do Hercílio Luz.
O lateral-direito Gustavo Café, o zagueiro Bruno Gabriel e o preparador físico Lueslei Almeida foram advertidos com cartões amarelos por protestarem contra a decisão da arbitragem. Logo em seguida, Bruno Gabriel foi expulso diretamente após discutir com o assistente e proferir insultos: “Tu não tem coragem de me expulsar, seu frouxo do caralh* […] Vocês são uns vagabundos, são uma vergonha, são uns fracos”, declarou.
Aos 41 minutos do segundo tempo, logo após a conversão do pênalti, um dos assistente foi atingido nas costas por um líquido lançado da arquibancada coberta pela torcida colorada.
Após o término da partida, na saída para o vestiário, o massagista hercilista Lucas Almeida foi expulso por arremessar água nos integrantes da arbitragem. Pfleger relatou ainda que uma pedra foi arremessada pela torcida do Hercílio Luz em direção a equipe de arbitragem, sendo desviada pelo escudo da Polícia Militar. O atacante Vitinho Maciel, que não estava relacionado, foi flagrado chutando a porta do vestiário da arbitragem.
Em nota oficial, o Hercílio Luz criticou a arbitragem de Júlio César Pfleger e não poupou críticas à Federação Catarinense de Futebol (FCF), questionando a ausência dos principais dirigentes da entidade na partida decisiva da Copa Santa Catarina. Na coletiva de imprensa, o técnico Eduardo Souza adotou o mesmo tom, cobrando a escalação de um árbitro mais experiente.
Confira a nota na íntegra:
“Mais uma vez, o Hercílio Luz FC SAF vem a público manifestar o seu inconformismo com a arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, presidida por Rubens Angelotti. Na partida de volta das semifinais da Copa Santa Catarina, neste sábado, fomos prejudicados escandalosamente com um pênalti inexistente, anotado a favor do adversário na reta final da partida.
Alguns questionamentos se fazem necessários: qual o motivo da escalação de um árbitro inexperiente em um jogo tão importante? Onde estavam o presidente, Rubens Angelotti, o diretor de competições, Carlos Crispim, e demais dirigentes da FCF, que não compareceram ao Estádio Aníbal Torres Costa no principal jogo de sábado e decisivo para seu filiado?
No mundo do futebol, todos são cobrados. O departamento de arbitragem, agora dirigido pelo renomado Kléber Lúcio Gil, juntamente com Cantucho João Setubal, também ausentes na partida, precisam se explicar.
A preocupação é com o todo do nosso futebol, principalmente com uma maior transparência da principal entidade do futebol catarinense. A FCF é de todos os clubes e tem o dever de garantir isonomia e imparcialidade entre seus filiados. Os clubes precisam ficar atentos. Neste ano, os prejudicados fomos nós e, em 2025, outro clube poderá ser vítima desta gestão da FCF, que parece pouco se importar com a qualidade do seu produto.
Atenciosamente,
Hercílio Luz FC SAF”
Além da nota oficial do Leão do Sul, atletas do elenco colorado também dispararam contra a arbitragem e a FCF em suas redes sociais.
Matheus, goleiro: “Um dia você ganha e no outro perde, algo natural de qualquer esporte. Agora ser prejudicado pela falta de profissionalismo de algumas pessoas e pela falta de capacidade de certas entidades em resolver esses problemas não é normal. Que alguma medida seja tomada, situações como essas não podem acontecer, trabalhos não podem ser terminados por falta de capacitação de certos profissionais.”
Vitinho, meia: “Uma vergonha para a competição. Inadmissível a FCF colocar esses quatro árbitros da partida muito mal intencionados para apitar um jogo importante de semifinal de uma competição importante para Santa Catarina. Juiz muito do lance e fazer uma sacanagem dessas, muito mal intencionado desde o começo do jogo. Eles esquecem que do lado do Hercílio Luz existem trabalhadores e pais de família que abdicam de muitas coisas por causa do trabalho e necessitam dessa competição para que no próximo ano consiga algum clube para trabalhar porque ninguém tem contrato vitalício com clube.”
Geninho, zagueiro, autor do pênalti: “Árbitro mal caráter. Prejudicou vários pais de família. Se isso aqui é pênalti, não entendo mais de futebol.”