Archimedes Naspolini
A ata de apuração das eleições de 1910
O primeiro criciumense eleito para o Conselho Municipal do município mãe
Faltam 319 dias para o Centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma.
Será que as igrejas evangélicas de Criciúma já estão pensando nos ofícios religiosos que deverão ocorrer nos festejos do Centenário?
Tenho certeza de que farão eventos de primeira grandeza.
Na esteira do que venho falando nos últimos dias, informo que encontrei um documento que merece ser examinado com o devido cuidado, haja vista o grau histórico de que é revestido.
Falo da ata das apurações das eleições para Superintendente, Conselheiros e Juiz e Paz de Araranguá. A sessão foi realizada dia 12 de dezembro de 1910, na sala de sessões do Conselho Municipal da ‘cidade das avenidas’.
Estavam presentes os conselheiros Brigido Joaquim de Almeida, presidente, João Pedro de Figueiredo, Guilherme Hahm, Antonio José Trajano e Luiz de Oliveira Leite. Havia 5 urnas a serem abertas, uma para cada distrito do município, a saber: Nossa Senhora Mãe dos Homens, Passo do Sertão, Cresciuma, Nova Veneza e Meleiro. Primeiramente juntaram todas as cédulas para prefeito e o resultado foi este: Cel. João Fernandes de Souza, 648 votos. Declarado eleito.
Aí passaram a contar os votos para Conselheiro, cujo resultado apontou: Luiz de Oliveira Leite, 648 votos; Brigido Joaquim de Almeida, 493; Antonio José Trajano, 468; Guilherme Hahm, 399 e Marcos Rovaris, o último da lista eleita, 239 votos.
Era essa a composição do Conselho Municipal de Araranguá para a legislatura de 1910 a 1914.
Acabo de revelar, em resumo, o que diz um dos documentos mais importantes da vida política de nosso município: a ata de apuração das eleições de 1910 nas quais tivemos um primeiro cresciumense eleito para o Conselho Municipal do município-mãe.
Essa Ata, outros importantes documentos, esta e as demais crônicas, estarão reunidas no livro A CRONICA DO CENTENÁRIO, a ser lançado em novembro do ano que vem.
E eu retornarei depois de amanhã!
Até lá amigos, Feliz Natal a todos, e um abraço do meu tamanho!