Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

A emancipação ganha apoio dentro do Estado

Archimedes Naspolini
A emancipação ganha apoio dentro do Estado

Archimedes Naspolini

A emancipação ganha apoio dentro do Estado

Secretário do Tesouro a favor dos criciumenses

Faltam 344 dias para o Centenário de emancipação de Criciúma.

Será que o Bairro Colonial já está pensando na sua participação nos festejos alusivos à passagem do Centenário? E quando será que conheceremos a Comissão Organizadora dos festejos do Centenário?

Enquanto não conhecemos as respostas, vamos em frente.

Já vimos a grande oposição que o Coronel João Fernandes, maior liderança política de Araranguá, fazia à possibilidade de emancipação do nosso distrito de paz. Vimos também a ‘descoberta’ do deputado Major Acácio Moreira, deputado estadual, para defender a nossa causa.

Da comissão liderada por Marcos Rovaris, participavam Francisco Meller, Fábio Silva (que era tubaronense), João Bortoluzzi (que era conhecido no Brasil em função dos produtos do seu Frigorífico em Nova Veneza) e Gabriel Arns, respeitado educador residente em Forquilhinha, Pedro Benedet e João Zanette.

Depois dos cumprimentos de estilo, na sede do Congresso Catarinense – que funcionava numa casa estilosa, à subida da Conselheiro Mafra, mais tarde sede da Imprensa Oficial do Estado, onde beberam um cafezinho com Sua Excelência, a grata notícia: Victor Konder, secretário de Estado do Tesouro, abraçara a causa dos cresciumenses. Maior aliado o deputado Moreira não poderia ter encontrado. Agora a emancipação tomava corpo, mesmo.

E João Bortoluzzi teria sido categórico: só voltaremos para Cresciuma depois de falar com esse cidadão.

Precisamos lembrar que, na Assembleia Legislativa, já começara a ser discutido o projeto de lei que criava a comarca de Urussanga e que todos os deputados votariam a favor.

E o projeto da nossa emancipação?

Isso veremos amanhã. Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo