Archimedes Naspolini
Frederico Minatto candidato à superintendência?
As eleições internas de Cresciúma após a emancipação
Faltam 335 dias para o Centenário de emancipação de Criciúma.
Será que as redes de supermercados já estão pensando na sua participação nos festejos alusivos à passagem do Centenário? Sacolas e embalagens personalizadas com a logo do Centenário? Ah, e onde está a logomarca do Centenário?
Enquanto aguardamos as respostas, vamos em frente!
Em rápidas pinceladas falei, ontem, da organização política do novo município chamado Cresciuma. E disse que o governador Pereira Oliveira marcara as primeiras eleições para dali a 32 dias. Isso mesmo: 32 dias. (Hoje faz 99 anos).
Ou seja, em 32 dias o município deveria estar organizado com suas seções eleitorais, suas mesas receptoras de votos, os partidos devidamente organizados, convenções normais para a escolha de candidatos.
E deu certo? Deu!
Deu porque não se discutia esse tipo de problema, a discussão acabara no momento em que a emancipação fora conquistada. Então, em paz, tudo ficou mais fácil.
E foi no Clube Seis de Janeiro, na Praça Dona Etelvina Luz, que aquele punhado de gente – não mais do que uma centena – determinou quantas mesas haveria a votação e quem seria candidato aos cargos de superintendente, superintendente adjunto e conselheiro.
Marcos Rovaris apontou Frederico Minatto para ser o candidato à superintendência. Seu Frederico era um comerciante respeitado que houvera emigrado para Tubarão mas, em seguida, migrado para o nosso distrito de paz.
E o Seu Frederico aceitou?
Isso veremos segunda-feira! Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!