Archimedes Naspolini
Onde começa e termina Cresciuma
O território criciumense com a lei da emancipação
Faltam 338 dias para o Centenário de emancipação de Criciúma.
Será que a Linha Batista já está pensando na sua participação nos festejos alusivos à passagem do Centenário? E a logomarca do Centenário, será que está sendo desenhada? Enquanto aguardamos a resposta, vamos em frente.
O governador do estado, Pereira Oliveira, concordou com o enunciado criado pelo seu secretário de finanças, Dr. Victor Konder, e remeteu, o projeto à Assembleia Legislativa, então denominada Congresso Catarinense.
O número do projeto era o 46 e o seu Art. 1º, nós vimos na edição de ontem. Aí vieram os demais artigos daquele documento legislativo. Reza o art. 2º “Os limites entre o novo município, o de Urussanga, Laguna e São Joaquim da Costa da Serra são os atuais entre estes e o de Araranguá; e, entre este e o novo município, são os seguintes: Partindo da foz do Rio dos Porcos a rumo magnético 72ºe 30’ N.O. até encontrar o Rio Mãe Luzia, na foz do Rio do Cedro; dali seguindo pelo mesmo Rio do Cedro acima até encontrar a extrema que divide as terras adquiridas por José Martins Cabral e Octávio Fernandes de Souza; daí, prosseguindo a rumo N.O. 83º, até encontrar o Rio Morto; daí seguindo pelo Rio do Meio até chegar a Serra do Mar e, deste ponto, pelo divisor de águas, até os limites do município de São Joaquim da Costa da Serra, ficando pertencendo ao novo município o Morro da Matraca”.
Caramba, que negócio complicado. Mas os agrimensores sabem direitinho explicar esses pontos tão desconhecidos e fica a sugestão para que coloquem no papel, em desenho de fácil assimilação, essas coordenadas todas. O que fica claro é o seguinte: nossos limites, ao sul, partiam da foz do Rio dos Porcos, subia até encontrar o Morro da Matraca e o costão da Serra (que não é Serra do Mar, mas, sim, Serra Geral) até o divisor de água da cadeia montanhosa, encontra os limites com São Joaquim, no atual município de Bom Jardim da Serra. Depois os limites são o Rio Urussanga em território de Jaguaruna e o Oceano Atlântico. Fácil: Cresciuma, de 1925, pela lei que tomou o número 1.516, de 4 de novembro daquele ano, começava no mar, subia o Rio Araranguá até a Serra Geral, englobava parte de Meleiro e, ao Norte, fazia limite com o Rio Urussanga, em território de Jaguaruna.
Mas isso não ficou bem assim! Amanhã eu contarei! Até lá amigos e um abraço do meu tamanho!