Archimedes Naspolini
SC sobe para 3º lugar em Potencial de Mercado no país
Estado tem menor taxa de desemprego do Brasil e lidera crescimento econômico em 2025, segundo ranking nacional
Santa Catarina avançou sete posições no pilar Potencial de Mercado do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado saiu da 10ª colocação em 2024 e chegou ao 3º lugar em 2025, atrás apenas de Roraima e Tocantins.
De acordo com o levantamento, dois fatores principais explicam a ascensão catarinense: o desempenho econômico e o mercado de trabalho. Dados do IBGE e do Banco Central mostram que, em 2025, Santa Catarina lidera o crescimento da atividade econômica no país, mantendo ritmo acima da média nacional nos últimos quatro anos.
Outro destaque é a empregabilidade. O estado possui a menor taxa de desemprego do Brasil, de apenas 2,2%, considerada também uma das menores do mundo. Nos últimos cinco anos, mais de 360 mil trabalhadores foram incorporados ao mercado catarinense, ampliando a disponibilidade de mão de obra e fortalecendo a renda das famílias.
No ranking dos indicadores específicos, Santa Catarina ocupa a liderança em Inadimplência, registrando os melhores índices de pagamento em dia no país. Também avançou 11 posições no Crescimento Potencial do Mercado de Trabalho, alcançando o 4º lugar nacional. No quesito Tamanho de Mercado, manteve a 6ª posição.
No resultado geral da competitividade entre estados, Santa Catarina manteve-se em 2º lugar, atrás apenas de São Paulo. O estado é líder nacional em Segurança Pública e Capital Humano e ocupa ainda a 2ª posição em Inovação e Sustentabilidade Social.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destacou que o desempenho é resultado da combinação de investimentos, ambiente de negócios mais ágil e infraestrutura em expansão: “Santa Catarina tem a economia mais aquecida do país e oferece oportunidades tanto para trabalhadores quanto para empreendedores.”