Paulo Monteiro
5 ótimos filmes de Natal para você assistir nos streamings
Data é um prato cheio para se explorar em dramas e comédias
Acordar cedo, desembrulhar presentes, abraçar familiares e tomar um ótimo café da manhã. Antes disso, na noite anterior, se empanturrar com uma excelente ceia enquanto conversa com aqueles membros da família que você não vê há praticamente um ano. Entre essas e outras experiências quase universais, nesse meio tempo, sempre sobram algumas horinhas para se sentar no sofá da casa e aproveitar um bom filme – se for de Natal, para combinar com a data, melhor ainda.
Pensando nisso, separei para você uma lista com 5 ótimos filmes de Natal para assistir nos serviços de streamings. Confira:
Simplesmente Amor (2003) – dirigido por Richard Curtis
Nove histórias que se entrelaçam mostrando as complexidades da emoção que nos conecta a todos: o amor. Entre os personagens, o belo recém-eleito primeiro-ministro britânico, David, que se apaixona por uma jovem funcionária. Uma desenhista gráfica, Sarah, cuja devoção a seu irmão, doente mental, complica sua vida amorosa. Harry, um homem casado tentado por sua atraente nova secretária. São vidas e amores que se misturam na romântica Londres, e atingem o seu clímax na noite de Natal.
Nada mais natalino do que um conjunto de histórias de amor que se conectam por um acaso, enquanto a neve cai pela janela e encharca os casacos de quem está na rua. É justamente esse o sentimento constante que Richard Curtis, cineasta conhecido pelos também ótimos Um Lugar Chamado Notting Hill e Quatro Casamentos e Um Funeral, transmite com maestria em Simplesmente Amor. Um humor confortável, com alguns dramas bem dosados, mas que terminam de maneira adocicada. Tudo isso com um elenco para ninguém colocar defeito: Hugh Grant, Emma Thompson, Colin Firth, Liam Neeson e outros britânicos(as) cheio de charme e talento.
Disponível na ClaroTV +.
Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (1992) – dirigido por Chris Columbus
Kevin McCallister se perde do pai no aeroporto e pega o avião em direção à Nova York, enquanto sua família inteira vai para a Flórida. Agora, sozinho na grande cidade, o garoto encontra um jeito de se hospedar no Hotel Plaza e começa a fazer suas travessuras. Mas quando Kevin descobre o plano de dois bandidos de roubar uma loja de brinquedos na véspera de Natal, ele tenta impedir o assalto.
Esqueceram de Mim é o filme absoluto de Natal, o primeiro longa que costuma vir à mente de todos quando se fala na data. Mas se a primeira obra de Chris Columbus constroi muito bem a personalidade pentelha do personagem de Macaulay Culkin, o segundo a transporta para o cenário natalino mais internacional e memorável possível: Nova York. O resultado? Diversão incontestável e absoluta.
Disponível na Disney +.
A Felicidade Não Se Compra (1946) – dirigido por Frank Capra
Clarence é um espírito candidato a anjo que recebe a missão de ajudar um homem muito valoroso, porém desiludido. George Bailey está à beira do suicídio quando é salvo por Clarence, que lhe mostra como ele é importante na vida de muitas pessoas.
Eu sei que disse que Esqueceram de Mim é tido como o filme mor de Natal, mas para muita gente, e por muitas décadas, esse posto pertenceu à Felicidade Não Se Compra. Há quem diga, inclusive, que o emocionante filme de Frank Capra salvou a vida de muitas pessoas. Tudo isso através de uma lição de amor, que funciona, e muito, por conta da excelente atuação de James Stewart.
Disponível na Prime Video.
Um Herói de Brinquedo (1996) – dirigido por Brian Levant
Howie Langston é um homem de negócios viciado em trabalho e que não tem tempo para mais nada, nem para seu pequeno filho Jamie. Depois de perder um momento importante na vida de Jamie, ele promete compensá-lo com o brinquedo mais disputado do Natal. No entanto, o brinquedo rapidamente se esgota e Howie se propõe a cumprir a promessa, não importando o quanto isto lhe custe. Durante sua jornada, ele precisa enfrentar o carteiro Myron, outro pai que está passando pela mesma situação.
Se tem algo que o Natal brasileiro costuma ter em comum com o nova iorquino, essa coisa é o movimento no comércio. Seja uma cidade grande ou pequena, na semana do dia 25 de dezembro, é correria de um lado para o outro para a compra o presente ideal. Um Herói de Brinquedo explora, com o caricato humor de Arnold Schwarzenegger, esse desafio de encontrar o presente perfeito enquanto todo mundo está buscando a mesma coisa.
Disponível na Disney +.
Um Duende em Nova York (2003) – dirigido por Jon Favreau
Buddy foi acidentalmente levado para o Polo Norte quando era criança e criado, até se tornar adulto, entre os duendes de Papai Noel. Sentindo-se deslocado, o adulto Buddy viaja para Nova York, em uma roupa de elfo, à procura de seu verdadeiro pai. Ele encontra Walter Hobbs, um cínico homem de negócios. Depois que um teste de DNA prova que ele é o pai, Hobbs relutantemente tenta começar um relacionamento com o infantil Buddy, com resultados caóticos.
A combinação entre Jon Favreau e Will Ferrel em um contexto de Natal só poderia resultar em uma comédia extremamente agridoce. Dito e feito: Um Duende em Nova York carrega o sentimento de alegria e esperança que a data normalmente proporciona, somado à questões de paternidade abordadas pelo humor único de Ferrel. O resultado? Risadas e coração quentinho em meio à neve do dezembro novaiorquino.
Disponível na Max.
Me siga noTwitter,InstagrameLetterboxd para acompanhar mais dicas sobre cinema.
Confira o episódio do podcast Mais de Um Filme por Semana sobre filmes de Natal: