Blogs
Com vaga na Copinha e Copa Sul Sub-20, Hercílio Luz colhe frutos da base
Novidade no calendário, competição sub-20 vai reunir clubes de SC, PR e RS
Por
Caio Maximiano
O Hercílio Luz segue colhendo os frutos de um trabalho consistente nas categorias de base. Após uma campanha destacada no Campeonato Catarinense Sub-20, onde a equipe colorada terminou em quarto lugar e garantiu a vaga para a Copinha São Paulo, o clube está garantido na recém-criada Copa Sul Sub-20, novidade no calendário de base em 2024.
A competição, ainda sem data de início e formato de disputa definidos, reunirá diversos clubes da região sul do país.
De Santa Catarina, além do Leão do Sul, participam clubes como Criciúma, Avaí, Figueirense, Marcílio Dias e Brusque.
Além dos catarinenses, clubes do Paraná devem compor o torneio, embora a Federação Catarinense de Futebol (FCF), organizadora do certame, ainda aguarde a confirmação oficial, já que o Campeonato Paranaense não foi finalizado. Athletico, Coritiba, Azuriz, Cascavel e Operário aparecem como postulantes.
Uma ausência notável será a dos clubes do Rio Grande do Sul, cujas competições da categoria sub-20 foram canceladas devido às cheias que atingiram o estado. Os times gaúchos só devem participar da disputa promovida na categoria sub-15.
Para a equipe tubaronense, a participação na Copa Sul Sub-20, além de ser uma oportunidade de medir forças contra grandes adversários, servirá também como um período de preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2025.
Promoção ao profissional
O sucesso na base se traduz em oportunidades para os jovens talentos do time colorado. Cinco atletas que se destacaram na campanha do Estadual sob o comando do técnico Márcio Ebert foram promovidos em definitivo para o elenco profissional, que disputará a Copa Santa Catarina.
Entre os jogadores promovidos estão o goleiro Murilo Fleck (17 anos), o lateral-esquerdo Léo Herrero (20 anos), o zagueiro Davi Ferreira (19 anos), o volante Arthur Bauer (19 anos) e o atacante Nathan (20 anos). Além dos que subiram em definitivo, outros garotos da categoria sub-20 também estão participando das atividades com o elenco profissional.
Com a presença na Copa Sul Sub-20 e na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Hercílio Luz reafirma seu compromisso com a formação de atletas. O clube tubaronense é um dos poucos de Santa Catarina a possuir o selo de Clube Formador da CBF.