Blogs
Copa Santa Catarina 2025 será aberta aos times da Série B do Estadual
Vaga na Série D também pode ser incluída no regulamento
Por
Caio Maximiano
Além do Campeonato Catarinense, a Copa Santa Catarina de 2025 também terá uma mudança importante em seu regulamento. Tradicionalmente restrita aos clubes da Série A do Estadual e ao terceiro e quarto da Série B do ano anterior, a competição agora será aberta a todos os times da segunda divisão. A informação foi apurada com exclusividade pela Rádio Cidade Tubarão.
Com a alteração, os 10 clubes da Série B do Estadual poderão disputar a competição junto com os times da elite que optarem por participar.
Além desta mudança, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) também está avaliando a possibilidade de que a Copa SC de 2025 conceda ao campeão a opção de escolher entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, modelo já utilizado em estados como São Paulo e Rio de Janeiro. Caso o campeão e o vice já tenham vaga em competições nacionais, a vaga na Série D seria destinada ao melhor colocado sem divisão. A proposta ainda está em análise e não foi homologada pela FCF.
Santa Catarina possui três vagas para a Série D, todas distribuídas pelo Campeonato Catarinense. Caso uma dessas vagas seja destinada à Copa SC, isso reduziria o número de vagas via Estadual, principal impasse no momento. “Foi colocado isso (durante o novo conselho técnico da Série A), mas ficaram de resolver em outra ocasião. Ficam as três vagas (via Catarinense), pelo menos por enquanto”, revelou uma fonte à reportagem.
A abertura da Copa Santa Catarina para os clubes da Série B oferece a oportunidade de ampliar o calendário dessas equipes. Em 2025, a segunda divisão estadual está programada para ocorrer de 1º de junho a 31 de agosto, enquanto a Copa SC deve ser disputada entre setembro e novembro.
Times aptos para disputar a Copa Santa Catarina de 2025:
Série A
Avaí
Barra
Brusque
Caravaggio
Chapecoense
Concórdia
Criciúma
Figueirense
Hercílio Luz
Joinville
Marcílio Dias
Santa Catarina
Série B
Blumenau
Camboriú
Carlos Renaux
Fluminense
Inter de Lages
Juventus
Metropolitano
Nação Araquari
Porto
Tubarão
Vale destacar que a participação na Copa Santa Catarina não é obrigatória. Geralmente, campeão e vice do Campeonato Catarinense, que já garantem vaga na Copa do Brasil, optam por não disputar a competição.