Denis Luciano
Vaguinho, Salésio e as estratégias de Salvaro
Prefeito comemorou o slogan e o número de candidatos de oposição
Ninguém estava mais sorridente qye Clésio Salvaro no momento em que o nome da coligação liderada pelo PSD foi anunciado no fim da tarde deste domingo, no AM Master Hall.
O nome “Criciúma acima de tudo” foi escolhido a dedo para representar Vaguinho Espíndola e Salesio Lima na chapa pura pessedista em Criciúma.
“Diz tudo sobre o que somos, fazemos e queremos”, resumiu Salvaro. Está evidente a menção subliminar ao bolsonarismo e havia, nos bastidores da pré-campanha de Vaguinho, a expectativa que a coligação de Ricardo Guidi (PL) adotasse nome parecido. Não aconteceu.
Vaguinho estar com uma camisa polo amarelo, da CBF, também não é apenas um acaso da convenção. Bem como as cores predominantes do ambiente lotado no AM Master Hall: amarelo, azul e verde, do PSD, mais o branco.
A escolha por Salésio para vice também atendeu critérios: vereador de três mandatos, do segundo maior colégio eleitoral de Criciúma, a Santa Luzia, e muito envolvido com o movimento católico.
Outro fator que satisfez Salvaro: a quantidade de candidatos a prefeito, seis. Dividir para ganhar e multiplicar, concordaram lideranças nos bastidores. A leitura é que a divisão favorece a situação e dificulta para a oposição. “Quem é governo, é governo”, comentou Salvaro.
Houve o empenho para o PP estar na coligação, mas não com a abertura para vice. Com isso, estão com o PSD o PSDB, Cidadania, , União, PDT e Podemos.
O empresário Flávio Spillere respirou aliviado. Estava cotado para vice pelo PSDB e não se confirmou.