Blogs
Futebol e fé caminham lado a lado: a promessa do técnico Eduardo Souza
Comandante do Hercílio Luz comentou sobre sua devoção a Nossa Senhora Aparecida
Por
Caio Maximiano
Nos bastidores do futebol, muitos detalhes permanecem ocultos. Não aparecem nos microfones, nem nas páginas dos jornais. Porém, há momentos que merecem ser compartilhados, especialmente quando envolvem algo tão poderoso quanto a fé.
Na tarde deste 12 de outubro, após a grande vitória do Hercílio Luz por 3 a 2 contra o Concórdia, no Aníbal Costa, garantindo a liderança da primeira fase, um desses momentos especiais veio à tona. O técnico Eduardo Souza, comandante do Leão do Sul, pediu que a coletiva de imprensa pós-jogo fosse agilizada por um motivo nobre: ele tinha um compromisso espiritual. O treinador iria à missa, não só para agradecer pela vitória, mas por sua devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada neste dia pela Igreja Católica.
Durante a coletiva, aproveitando a ocasião do feriado, fiz uma pergunta relacionada aos torcedores que acabou por unir ainda mais o esporte à espiritualidade. Mencionei a Colina de Nossa Senhora, em Treze de Maio, na comunidade de São João de Urussanga Baixa. Conhecido ponto de peregrinação, o local abriga uma das maiores imagens da santa no país, com 13 metros de altura. Sugeri ao técnico que, caso conquistasse o título da Copa Santa Catarina, subisse a colina em sinal de agradecimento.
Eduardo Souza admitiu que desconhecia o local, mas demonstrou grande interesse. Ao que tudo indica, minha sugestão pode muito bem se transformar em uma promessa. Homem de fé, o treinador já está focado nas eliminatórias e disse que acredita na possibilidade de fazer essa peregrinação em novembro, como um gesto de gratidão pela trajetória da equipe e pela conquista que ele, o grupo e a torcida colorada tanto almejam.
“Hoje é um dia especial. Sou muito devoto de Nossa Senhora. Tudo que eu tenho na vida, família e profissional, devo muito à nossa mãezinha. É uma promessa que eu posso fazer. Não sabia (do local) e se a gente conseguir esse título, quem sabe a gente possa percorrer esse caminho. O torcedor está confiando. Hoje nos apoiou, mesmo sofrendo gol. Mas tudo que passou já ficou para trás. Lá no dia 2 ou 3 de novembro, que a gente possa colocar quatro, cinco mil pessoas aqui. O clube fará ações para que a torcida venha mais e tenho confiança que nessa semifinal vamos aumentar o público no nosso estádio”, pontuou.
É fato que o Hercílio Luz vive um momento excelente. Com o melhor futebol da Copa Santa Catarina e a liderança garantida, o time caminha para brigar outra vez por um título há muito tempo esperado pelos torcedores hercilistas.
O futebol e a fé caminham lado a lado, em uma combinação que pode transformar o sonho colorado em realidade. Se tudo correr bem, o técnico Eduardo Souza pode subir a Colina em breve, cumprindo a promessa em devoção a Nossa Senhora Aparecida. Até lá, ainda há muito a ser percorrido na peregrinação do Hercílio Luz em busca do troféu. São quatro jogos do mata-mata. Além do desempenho em campo, a fé será fundamental.