Blogs
Hercílio Luz realiza auditoria interna sobre construção do novo estádio
Obra iniciada em 2020 no bairro São Martinho segue inacabada
Por
Caio Maximiano
Membros do Conselho Deliberativo e do associativo do Hercílio Luz concluíram uma auditoria interna para avaliar a venda do Aníbal Costa e a situação das obras do novo estádio, que permanecem inacabadas. A auditoria foi motivada pela paralisação das obras no bairro São Martinho. Detalhes adicionais não foram divulgados até o momento.
Procurado pela reportagem da Rádio Cidade Tubarão e portal SCTodoDia, um membro do associativo do Leão do Sul confirmou a investigação, sem entrar em detalhes. “Procede. O associativo e o conselho conduziram. O motivo foi a não conclusão das obras do estádio. Já está concluída (a auditoria)”, disse.
A venda do Aníbal Costa ocorreu em 2018, ano do centenário do clube, por R$ 11,7 milhões. A compra da área de 24 mil m² foi efetuada por uma das empresas de Marcos Schlickmann, empresário de São Ludgero e atual vice-presidente da SAF do Hercílio Luz. Posteriormente, o terreno em São Martinho foi adquirido para a construção do novo estádio, com as obras iniciando em maio de 2020, mas sem conclusão.
As obras ficaram sob responsabilidade do associativo mesmo depois do clube ter fechado uma parceria com investidores para a gestão do futebol, em julho de 2021.
No período entre o início das obras até a SAF assumir a construção do estádio e do CT, passaram-se mais de um ano, sem grandes avanços na obra. A SAF não faz parte da auditoria.
Os investidores assumiram a obra tempos depois, tendo negociado inclusive com uma empresa paulista, responsável pela parte arquitetônica e com uma empresa da Alemanha, Schlaich Bergermann, que desenvolveu arenas de Copa do Mundo e seria responsável pela construção da estrutura do estádio. À época, o projeto previa um estádio de grama sintética com capacidade para 15 mil torcedores e espaço para shows.
Atualmente, as obras estão paralisadas devido a um impasse relacionado a uma área que pertence a Epagri, próxima ao terreno do estádio. Novos desdobramentos sobre o caso podem surgir nos próximos dias.