Os políticos “fazedores”

Alguém crê que os políticos são entidades extremamente competentes, honradas e não farão nada para se beneficiar? Eu creio que não.

Kaue Locks

Publicado em: 27 de outubro de 2025

4 min.
Os políticos “fazedores”. - Foto: gereada por I.A.

Os políticos “fazedores”. - Foto: gereada por I.A.

O Brasil hoje possui a maior carga tributária da história, onde 40% do que o brasileiro ganha de salário vai (através dos impostos) para os políticos administrarem, com a promessa de que, com esse recurso, serão realizadas políticas públicas que melhorarão a vida de todos.

Ora, alguém acredita que essa lógica está certa e está realmente funcionando? Alguém crê que os políticos são entidades extremamente competentes, honradas e não farão nada para se beneficiar? Eu creio que não.

Acreditar que um político não colocará seus interesses pessoais como prioridade é esquecer a essência da natureza humana: somos seres individuais, egoístas e procuramos sempre nos proteger.

Praticamente tudo o que gostamos vem da iniciativa privada: internet, carro, celular, Netflix… E quase tudo o que nós reclamamos vêm dos políticos: corrupção, buracos na estrada, falta de saneamento, etc.

Analisando sob esse ângulo, podemos detectar que há um desvio claro entre o objetivo prático do político (mesmo que ele não seja desonesto) e a real necessidade da população. O político naturalmente vai querer acumular mais poder, se reeleger e deixar um “legado”, para que com o passar dos anos as pessoas se lembrem dele como alguém “fazedor” e “resolvedor”.

Porém, nada é mais perigoso do que políticos que podem usar os recursos (a seu bel prazer) de pessoas que ele nem conhece, pois tudo o que é “público” não é de ninguém e não tem um dono.

Assim, esses políticos que querem fazer tudo em 4 anos deixam um rastro de desperdício de dinheiro, dívidas e mais impostos para as pessoas (especialmente as mais pobres) pagarem.

Muitas vezes reclamamos que os políticos não fazem nada, mas às vezes, é melhor que eles realmente não façam nada mesmo. Num país onde a burocracia reina, os impostos são enormes e o poder dos políticos é infinito, a mudança de mentalidade dos brasileiros em relação aos donos do poder tem que mudar, pois eles NÃO SÃO a solução, eles SÃO o problema. 



× SCTODODIA Rádios