Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Quem é a mulher que desafiou a política e está mudando a educação em Santa Catarina?

Kelley Alves
Luciane Ceretta E1734033219142
Imagem: Acafe

Quem é a mulher que desafiou a política e está mudando a educação em Santa Catarina?

Sim, o Sul de Santa Catarina é lar de uma mulher em que o nome representa determinação, coragem e, acima de tudo, o poder de transformar

Sim, o Sul de Santa Catarina é lar de uma mulher em que o nome representa determinação, coragem e, acima de tudo, o poder de transformar. Recentemente reconduzida à presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) para o biênio 2024-2026, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, termina o ano reafirmando a posição de principal liderança feminina do ensino superior catarinense.

Ser a primeira mulher a assumir a reitoria da Unesc foi apenas o começo. E o caminho até aqui foi tudo menos fácil… E é por ter uma mulher à frente se setores tão importantes, que dedicamos este espaço a um justo reconhecimento.

Luciane Ceretta 7

A história

Ela começou a carreira com os pés fincados na sala de aula. Foi ali que ela descobriu o poder transformador da educação. E foi essa paixão que a levou a assumir a reitoria da Unesc, onde, pela primeira vez, uma mulher ocupava o cargo. Desde então, tem rompido barreiras, liderando com um olhar feminino e firme no futuro e um coração dedicado à missão de democratizar o acesso ao ensino superior.

A recente reeleição à presidência da Acafe é apenas o reconhecimento de uma trajetória de dedicação à educação comunitária. Liderar um sistema que abrange 15 universidades e mais de 200 mil alunos em Santa Catarina não é tarefa fácil, mas ela encara o desafio com a determinação e sem manchas.

Enfrentou, inclusive, durante a campanha eleitoral, debates e especulações de que poderia concorrer a cargos políticos. Passou por ataques velados e críticas que tentavam deslegitimar sua posição. Mas não cedeu. Respondeu com trabalho, resultados e serenidade. Se manteve fiel à missão acadêmica, desviando sempre de vínculos partidários.

Ceretta 6A implementação do Programa Universidade Gratuita foi outro desafio que ela supertou com maestria. Em um cenário político e econômico turbulento, a “nossa reitora” foi a força que viabilizou um projeto que já beneficia mais de milhares de estudantes em Santa Catarina. A iniciativa rompeu barreiras e trouxe esperança para jovens que antes viam o ensino superior como um sonho distante…Ceretta

Até mesmo este caminho não foi simples. Ainda durante as eleições e debates públicos, o programa enfrentou críticas e resistência de setores que questionavam sua sustentabilidade. Ceretta, no entanto, manteve-se firme, demonstrando que uma boa liderança é aquela que acredita no impacto a longo prazo, mesmo diante das dificuldades do presente.

Sua recente recondução à presidência da Acafe simboliza mais do que a confiança de grandes lideranças do estado: é um orgulho para a representatividade feminina em posições de poder. Em um ambiente historicamente masculino, a reitora reafirma que mulheres podem e devem ocupar espaços de liderança. As diversas pesquisadoras da Unesc comprovam o impacto desta liderança.

Ceretta 5
A recondução dela à presidência da Acafe significa mais do que uma vitória para a Educação de Santa Catarina: é um reforço à ideia de que a educação deve ser inclusiva, acessível e comprometida com o futuro. A Educação de Santa Catarina termina o ano mais forte, mais inclusiva e mais preparada para o futuro porque, em algum momento, uma mulher do Sul de Santa Catarina decidiu que poderia fazer a diferença. E fez.

 

 

 

Ceretta propõe mudança em contrapartidas do Universidade Gratuita

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo