Candidato de Criciúma propõe Anel de Contorno Interno: entenda
O projeto do Anel de Contorno Interno propõe a criação de uma rota alternativa ao redor das áreas centrais, conectando bairros e rodovias
Com o crescimento demográfico e o aumento da frota de veículos, o trânsito de Criciúma tem se tornado cada vez mais caótico, principalmente em áreas centrais. O assunto é delicado e tem sido pauta dos candidatos a prefeito de Criciúma.
O candidato do governo, Vaguinho Espíndola (PSD), apresentou no Plano de Governo o Anel de Contorno Interno, uma solução de infraestrutura viária para redistribuir o tráfego e melhorar o fluxo nas principais vias.
Problemas de trânsito em Criciúma
Criciúma é uma das cidades mais populosas do sul de Santa Catarina, e a rápida urbanização gerou dificuldades no planejamento e manutenção das vias urbanas. Entre os problemas mais comuns, estão:
– Congestionamento nas áreas centrais: As principais vias de Criciúma, como a Avenida Centenário, enfrentam congestionamentos diários, especialmente nos horários de pico. Com o aumento da população e do número de veículos, o tráfego se torna lento e estressante para os motoristas.
– Falta de rotas alternativas: Grande parte do tráfego da cidade se concentra nas mesmas avenidas e ruas principais, sem muitas opções viáveis de rotas alternativas. Isso sobrecarrega ainda mais as vias centrais.
– Dificuldade de acesso às rodovias: A cidade é cortada por importantes rodovias, como a BR-101 e a Via Rápida, mas o acesso a essas vias é limitado. Motoristas enfrentam longos congestionamentos para alcançar essas rodovias, especialmente aqueles que moram em bairros mais afastados.
– Acidentes e falhas de segurança viária: A combinação de vias congestionadas, falta de infraestrutura adequada (como ciclofaixas e passagens elevadas), e o excesso de veículos contribui para um índice maior de acidentes de trânsito em pontos críticos da cidade.
Anel de Contorno Interno
O projeto do Anel de Contorno Interno propõe a criação de uma rota alternativa ao redor das áreas centrais, conectando bairros e rodovias de forma mais eficiente. Essa infraestrutura permitirá que os motoristas evitem as principais avenidas congestionadas e encontrem rotas mais rápidas e seguras.
Componentes do projeto
O Anel de Contorno Interno será composto por diversas obras de infraestrutura, incluindo binários, rotatórias e a duplicação de importantes vias:
Binários 3, 4 e 5
– Binário 3: Esta parte do projeto trará 2,5 km de duplicação e revitalização nas vias Imigrante Poloneses e Miguel Patrício de Souza. A obra inclui a construção de um elevado com 270 metros de comprimento, facilitando o trânsito entre os bairros São Luiz e Próspera.
– Binário 4: Com 1,5 km de extensão, este binário conectará o bairro Próspera à Via Rápida, através da duplicação e criação de uma nova rotatória. Isso permitirá uma nova saída para a rodovia, descongestionando uma das áreas mais movimentadas da cidade.
– Binário 5: O terceiro binário será responsável pela duplicação e revitalização de 1,8 km de vias que conectam o bairro Renascer à Rodovia Luiz Rosso, proporcionando uma rota direta e fluida para áreas industriais e comerciais.
Rótula alongada na Rodovia Luiz Rosso
Uma das intervenções principais é a implantação de uma rotatória alongada de 170 metros na interseção das Avenidas Aristides Amboni e Antonio Scotti. Esse ponto é um dos principais gargalos de trânsito na cidade, e a nova estrutura permitirá maior fluidez para os motoristas que trafegam entre essas avenidas.
Prolongamento da Avenida Centenário
A Avenida Centenário, uma das mais movimentadas da cidade, será estendida em 700 metros para melhorar a capacidade de fluxo. Essa obra incluirá uma via paralela à Rodovia Jorge Lacerda, criando uma nova opção de tráfego para quem utiliza essa rota.
Eixo Pinheirinho
No bairro Pinheirinho, que abriga importantes instituições de ensino, o projeto prevê 7 km de revitalização nas vias principais. Isso melhorará o tráfego em uma região que sofre com congestionamentos, especialmente nos horários de entrada e saída das universidades e escolas.
Solução para os problemas de trânsito em Criciúma
O projeto do Anel de Contorno Interno oferece uma série de soluções para os problemas de mobilidade em Criciúma:
– Descongestionamento das áreas centrais: Com a criação de rotas alternativas, os motoristas terão mais opções de caminhos, diminuindo o tráfego em avenidas como a Centenário e ruas do centro da cidade.
– Redução do tempo de viagem: O tempo de deslocamento será significativamente reduzido, especialmente para quem precisa acessar rodovias como a Via Rápida e a BR-101. Isso resultará em menos tempo perdido em congestionamentos e maior eficiência no transporte.
– Melhoria da segurança viária: A construção de novos elevados, duplicações de vias e inclusão de ciclofaixas proporcionará uma infraestrutura mais moderna e segura, reduzindo o número de acidentes em pontos críticos.
– Desenvolvimento urbano e econômico: A melhoria das vias facilitará o transporte de mercadorias e o acesso a áreas comerciais e industriais, incentivando o crescimento econômico das regiões periféricas.