Justiça solta prefeito de Cocal do Sul que não poderá assumir a função
Saiu nesta tarde o alvará de soltura do prefeito de Cocal do Sul
O Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina determinou a soltura de Fernando de Faveri, prefeito de Cocal do Sul, preso desde 19 de junho de 2024 no âmbito da Operação Fundraising. A prisão preventiva de Faveri foi substituída por uma série de medidas cautelares, entre elas a suspensão do exercício das funções públicas e a proibição de acessar prefeituras onde os supostas irregularidades foram cometidas.
Fernando de Faveri foi um dos alvos da segunda fase da Operação Fundraising, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Grupo Especial Anticorrupção (Geac).
A operação investiga um esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em licitações, onde contratos eram firmados sob o pretexto de prestação de consultoria e assessoramento para captação de recursos públicos, mas que na prática resultavam em ganhos ilícitos para servidores públicos, agentes políticos e particulares.
Na decisão que autorizou a soltura, foram impostas várias condições a Faveri, incluindo a proibição de manter contato com os demais investigados e testemunhas, além de não se ausentar da comarca sem autorização judicial por mais de três dias. O advogado de Faveri, Marcos Rinaldo Fernandes, afirmou que a defesa está empenhada em comprovar a inocência do prefeito, destacando que os equipamentos eletrônicos apreendidos não contêm provas que o incriminem.