Aqueles que almejam adquirir a casa própria e não possuem todo o dinheiro para a compra devem ficar atentos à forma de captação desse recurso junto a terceiros, pois podem optar por contrair empréstimo junto a uma instituição financeira ou obter o bem por meio de consórcio.
As duas modalidades possuem vantagens e desvantagens. Por isso, antes de fechar o contrato, realize simulações para que não seja surpreendido futuramente.
Casa própria via financiamento
Quem adquire o bem financiado consegue usufruir do imóvel de imediato, não necessitando aguardar qualquer tipo de sorteio.
As parcelas ao longo do tempo vão diminuindo, e, nesse período, poderá haver valorização de mercado do imóvel. Entretanto, o valor total de juros pagos tende a ser maior do que na opção pelo consórcio.
Casa própria via consórcio
Comparando as taxas médias de juros dos empréstimos e as taxas de administração dos consórcios, em geral, a opção pelo consórcio é a mais vantajosa. Entretanto, o crédito poderá ser liberado somente no fim do pagamento do consórcio. A escolha por essa forma vai depender da possibilidade de espera pelo bem. Quem mora de aluguel, por exemplo, deverá colocar esse gasto no papel e definir se poderá aguardar o sorteio.
Alguns consórcios possuem a opção de pagar um valor reduzido de prestação enquanto o cliente não for contemplado. No consórcio, também existe a possibilidade de, além do sorteio, dar o lance mais alto para obter o dinheiro mais rapidamente.
Cultura no desenvolvimento da economia
O Museu do Homem do Sambaqui é um museu brasileiro dedicado principalmente à preservação da história natural e cultural, com exposições de animais nativos e artefatos humanos. Fica localizado no Colégio Catarinense, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.
“A solução do problema está na comunicação.”
João Vitor Rocha