Blogs
Rafael Lima: ‘Vou trabalhar no Hercílio Luz novamente’
Gerente de futebol da Chapecoense também já manifestou sua vontade de virar treinador

Por
Caio Maximiano
Um dos ídolos recentes da história do Hercílio Luz, o ex-zagueiro e capitão colorado Rafael Lima, atualmente gerente de futebol da Chapecoense, concedeu entrevista ao programa Central do Esporte, da Rádio Cidade Tubarão, nesta quinta-feira (6).
Entre diversos assuntos, o ex-jogador reafirmou sua forte ligação com o clube de Tubarão e deixou claro seu desejo de retornar no futuro.
“Eu vou trabalhar no Hercílio Luz novamente, não tenho dúvidas”, disse.
“Tenho um carinho gigantesco pelo clube, e a gente sabe que o futebol é uma roda gigante, ela gira. Estamos em cima, e daqui a pouco podemos não estar mais. Mas a minha gratidão e a certeza de que um dia retornarei, eu tenho, porque cultivei muitos amigos na cidade. Não precisei fazer média com ninguém, só trabalhei dentro do meu compromisso e do trabalho dos companheiros que sempre me ajudaram. Tenho certeza de que, em um, dois, cinco anos, não sei quanto tempo, vou voltar para o clube”, complementa o ex-zagueiro.
Além de sua relação com o clube, o dirigente também comentou sobre a evolução da estrutura do Leão do Sul nos últimos anos. Rafael Lima teve uma primeira passagem em 2011 e, mais de uma década depois, viu o trabalho coordenado pelo técnico Raul Cabral transformar o Hercílio em protagonista no cenário estadual.
Em 2023, a equipe tubaronense fez a melhor campanha da história após o bicampeonato (1957 e 1958), terminando o Estadual na terceira posição. Após a saída do treinador, a equipe enfrentou dificuldades, que culminaram no rebaixamento no Campeonato Catarinense deste ano.
“Eu brinco com o Raul (Cabral) sobre isso, dizendo que a culpa foi dele. O Hercílio Luz é um clube gigantesco, centenário, mas que há muito tempo não chegava a nenhuma competição importante. E, rapidamente, o Raul conseguiu fazer com que os atletas e o próprio clube entendessem que seriam protagonistas, que iriam propor jogo contra qualquer time. E nós vencemos todos, tanto em 2022 quanto em 2023, todos os considerados grandes”, relembrou Lima.
Rafael Lima defende que o trabalho deveria ter tido continuidade. “O Hercílio Luz precisava de um planejamento para a permanência das pessoas que fizeram o clube se tornar protagonista. Quando se perde no mata-mata, as pessoas acham que está tudo errado, mas o trabalho é uma construção”, pontuou o ex-jogador hercilista.
Com várias passagens pelo Aníbal Costa, Rafael Lima vestiu a camisa do Leão do Sul em mais de 50 partidas e marcou quatro gols. Lima pendurou as chuteiras com a camisa da Chapecoense justamente em uma partida contra o Hercílio Luz, na Arena Condá, em 2024.
Confira a entrevista completa: