Blogs
Saiba como será utilizado o VAR no Catarinense 2025
Recurso será obrigatório apenas nas fases finais
Por
Caio Maximiano
Após ser alvo de polêmica no Estadual deste ano, o VAR estará disponível na próxima edição do Campeonato Catarinense. Em reunião que definiu o regulamento da competição, marcada para iniciar no dia 18 de janeiro, os 12 clubes participantes deliberaram sobre o uso do árbitro de vídeo.
O VAR será obrigatório nas semifinais e finais. Na fase classificatória, caberá aos clubes decidirem pela utilização da ferramenta. Quem optar pelo recurso precisará solicitar à Federação Catarinense de Futebol (FCF) e arcar com os custos. A concordância do adversário não será necessária.
Durante o arbitral, o Hercílio Luz manifestou oposição a essa regra. Representado pelo executivo de futebol Pedro Smania, o clube votou para que apenas os mandantes tivessem o direito de decidir sobre o uso do VAR.
“Votamos para que somente o clube mandante tivesse a decisão sobre a utilização do VAR. A votação foi dividida por pontos, considerando o peso de cada clube de acordo com a classificação no último Estadual. Se fosse por número de votos, nossa proposta teria vencido”, explicou Smania.
No início do ano, o Leão do Sul já havia se manifestado contra ao critério de escolha. O clube foi contrário à utilização do VAR no primeiro jogo das quartas de final do Catarinense contra o Criciúma, no Aníbal Costa, por não ter sido consultado previamente. A situação gerou uma troca de notas oficiais entre o clube e a FCF, culminando no afastamento do presidente da SAF, Vinícius Gaidzinski.