Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Tubarão recorre ao STJD e reduz pena de mando de campo; ingressos serão limitados

Blogs
Foto: Rodolfo May/CAT

Blogs

Tubarão recorre ao STJD e reduz pena de mando de campo; ingressos serão limitados

Peixe poderá mandar seus jogos no Domingos González

Publicidade

O Tubarão conseguiu, por meio de recurso ao Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), reduzir a pena imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), em função dos incidentes após a partida contra o Juventus de Jaraguá, no dia 28 de julho, pelos playoffs da Série B do Campeonato Catarinense. O clube havia sido penalizado com a perda de três mandos de campo, além de multa e suspensão de dirigentes.

A punição foi baseada no relato do árbitro William Machado Steffen, que descreveu em súmula episódios de arremesso de copos no gramado, xingamentos e a obstrução do carro da arbitragem na saída do estádio. O presidente associativo do clube, Zé Martins, o conselheiro Rafael Campos Alves e o presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Juliano Mendes, também foram individualmente punidos.

No julgamento desta sexta-feira (11), realizado em sessão virtual, o advogado Eduardo Luz defendeu o clube, solicitando a redução da pena sob o argumento de que o Tubarão seria prejudicado, já que o time terá no máximo quatro jogos como mandante em 2025, quando disputará novamente a segundona estadual.

A Procuradoria do STJD decidiu pela permanência das penalizações e multas impostas aos membros da diretoria tricolor, mas acolheu o pedido da defesa, que sugeriu a redução para uma pena alternativa — dois jogos com comercialização de ingressos restrita.

Por unanimidade, o auditores acompanharam o voto do relator Marcelo Bellizze. Desta forma, o clube obteve a diminuição da pena, conseguindo a liberação do Estádio Domingos González com ingressos limitados para mulheres, crianças até 12 anos e PCD (pessoas com deficiência).

As punições ao presidente associativo Zé Martins e ao conselheiro Rafael Campos Alves foram mantidas. Já o caso de Juliano Mendes, presidente da SAF, que citou nominalmente em entrevista o diretor de arbitragem, Cantucho João Setúbal, não foi julgado nesta sessão, mas o clube já recorreu da decisão recente do TJD-SC, que aumentou a multa do mandatário para R$ 10 mil.

O Peixe volta a campo apenas em maio de 2025. De olho na próxima temporada, o clube anunciou nesta semana a contratação de Felipe Gil como novo diretor de futebol. Com passagens por Hercílio Luz, Internacional e Athletico Paranaense, ele será o responsável pela montagem do elenco e da comissão técnica para os próximos desafios da equipe tubaronense.

Continue lendo
Topo