Cidadania
Credenciais para idosos e PCDs podem ser emitidas por aplicativo
A ferramenta para as credenciais está disponível em diversos estados; a lista completa pode ser conferida no portal de serviços da Senatran
A emissão das credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência ficou fácil e acessível. Os condutores podem usar o app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou acessar o site do governo (gov.br). É necessário anexar documentos, como uma cópia do RG e comprovante de residência no formato JPG ou PDF. Para o benefício, é necessário verificar todas as informações e requisitos antes de iniciar o processo.
Os passos são simples. Para emitir uma credencial, o usuário deve abrir o aplicativo CDT e selecionar a opção “Condutor”. Na sequência clicar em “Credencial de estacionamento” e preencher os campos solicitados. O documento será submetido à aprovação e, após concluído o processo, imprimir o documento e fixá-lo no painel do veículo.
A credencial de estacionamento é obrigatória para o uso de vagas especiais em estacionamentos públicos. Ela é pessoal e não está vinculada a um veículo, podendo ser usada em qualquer carro do idoso ou deficiente. O documento tem validade de cinco anos ou conforme o laudo em casos temporários. Em caso de perda, o documento pode ser impresso quantas vezes forem necessárias durante o período de vigência.