Cidadania
Festival de Surf para Autistas em BC é no próximo sábado
A organização do festival de surf é do Instituto Dahuer, Surfescolabc e Ama litoral, com patrocínio da Anasol
São esperados mais de 300 participantes, entre voluntários, crianças autistas, com síndrome de down e deficientes físicos; no Festival Anasol de Surf para Autistas 2024, no próximo sábado (23), em Balneário Camboriú. Já estão inscritos participantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O evento tem início previsto para às 9h, nas areias da praia Central.
Esta é a 8º edição do evento, chegando à soma de mais de mil crianças e adolescentes que já aprenderam a surfar devido a dedicação de muitos voluntários e experimentaram os benefícios deste esporte. Tulio Ferri, idealizador do festival e professor da Surfescolabc, fala que é possível notar vários benefícios advindos desse evento, tanto para as crianças quanto para os familiares e voluntários.
“O desafio de entrar na água e ficar de pé na prancha com o acompanhamento dos voluntários, contribui para o aumento de habilidades, empatia e autoestima das crianças e adolescentes. Todos nós ganhamos. Os familiares se surpreendem por encontrar tantas pessoas desconhecidas empenhadas em ajudar e os voluntários saem literalmente de alma lavada. Saímos enriquecidos após sentir a vibração e ver a felicidade das crianças por conseguirem superar um desafio tão grande no mar”, destaca Tulio.
O propósito do festival é que os competidores se sintam em um campeonato de surf. Eles participam de baterias divididas em grupos com locutor e juízes muito animados que distribuem muitas notas 10 para os competidores. No final todos recebem medalha de campeão.
As inscrições para os competidores são gratuitas pelo e-mail surfescola@yahoo.com. Para quem quiser ser voluntário a inscrição será realizada no dia, a partir das 8h, no local do evento.