Cidadania
Pessoas em situação de rua são tema de força-tarefa
Trabalho de abordagem terá o objetivo de encaminhar a população em situação de rua a vários serviços sociais e de saúde oferecidos pela cidade
Publicado em
Trabalho de abordagem terá o objetivo de encaminhar a população em situação de rua a vários serviços sociais e de saúde oferecidos pela cidade
Por
Matheus Machado
Alinhar formas eficazes para identificar o número de pessoas em situação de rua no município é um dos desafios da nova gestão municipal. O assunto foi tratado em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A intenção é promover uma futura força-tarefa.
O encontro contou com a presença do prefeito Estêner Soratto, da primeira-dama Graziele de Souza Soratto, agentes da força de segurança, Guarda Municipal de Tubarão (GMT) e Polícia Militar (PM), secretária de Desenvolvimento Social, Heloísa Cabral, e de Saúde, Otávio Piva, e técnicos das respectivas pastas.
A secretária Heloísa Cabral prioriza o cadastramento dessa população para conhecer de perto a realidade de cada um e identificar qual direcionamento deverá ser tomado. “Precisamos conhecer a história e o motivo dessa pessoa estar na rua, se é por dependência química ou problema mental, se está de passagem pela cidade, ou até mesmo por uma questão de segurança, constatar se não está envolvida em algum crime”, ressalta.
Heloísa destaca a importância do trabalho coletivo para concretização da força-tarefa e pede que, além do poder público, a sociedade colabore não fazendo doações. “É preciso que a população entenda que as doações em dinheiro, colchões ou comidas, contribuem para que, aqueles que são usuários de drogas, permaneçam nas ruas”, enfatiza.
O trabalho de abordagem, realizado pela força-tarefa, terá o objetivo de encaminhar a população em situação de rua aos vários serviços sociais e de saúde oferecidos pelo município, reduzindo problemas que ocorrem em espaços públicos. “Queremos que Tubarão seja um município de referência no Estado na área social. E que cada pessoa que se encontre nessa situação, se sinta acolhida”, finaliza a secretária.
Com informações de PMT.