Cotidiano
200 mil turistas visitaram Navegantes na temporada
As ações de verão englobam programação de Natal,o Navega Verão com recorde com ações na areia, shows e brasileiro de vôlei de praia
A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Turismo e Fundação Municipal de Esportes, revelou os números recordes da temporada de verão 2025. Ao todo, foram contabilizados pelo menos 200 mil turistas na cidade, curtindo a intensa programação de 81 dias entre 24 novembro, abertura do Natal de Encantos, até 12 de fevereiro no encerramento da etapa do Brasileiro de Vôlei de Praia.
O prefeito Liba Fronza diz que o objetivo da prefeitura foi oferecer uma programação atrativa e de qualidade que permita às famílias curtirem a praia com estrutura para o lazer, cultura e esporte. “Os turistas e moradores sabem que curtir o verão em Navegantes é sinônimo de atrações para toda a família. De brincadeiras e estrutura para as crianças, a shows, esportes e gastronomia para os adultos. Programação de qualidade e que só se encontra aqui.”
O Natal de Encantos abriu a temporada de verão na cidade com a iluminada Vila do Papai Noel, que contou com neve, personagens infantis, shows e um espaço gastronômico que atraiu em média 4,3 mil pessoas por dia, somando 129 mil visitantes.
Na sequência, o 2º Navega Beer Festival ajudou a refrescar o calor com suas cervejas artesanais, animando as noites com seis shows musicais regionais e gastronomia. Durante os quatro dias de festa, cerca de 11 mil pessoas prestigiaram o evento.
A virada do ano marcou a história da cidade com os doze quilômetros de praia com muitos turistas e moradores, em especial nos dois pontos preparados para a festa do Réveillon. Gravatá e Pontal contaram com palcos e shows com bandas regionais. Ao todo, segundo a Polícia Militar, foram cerca de 80 mil pessoas participando dessas duas festas.
Para fechar o verão com chave de ouro, a Prefeitura de Navegantes trouxe para as areias da cidade a primeira etapa do Brasileiro de Vôlei de Praia. Além de medalhistas olímpicos, das melhores duplas do país no esporte, a Fundação de Esporte também celebrou a participação de atletas navegantinos na disputa. Nos dias de evento, as arenas ficaram lotadas e a vila do vôlei ofereceu programação cultural e opções gastronômicas para cerca de 27 mil pessoas.
“Nos dedicamos para oferecer o melhor para nossos turistas e moradores. Comemoramos os resultados históricos que movimentou a economia da cidade e já estamos nos preparando para o próximo verão ser ainda melhor”, diz o secretário Municipal de Turismo, Luciano Maibuk.
Navega Verão
Neste ano, Navegantes recebeu a maior estrutura já montada para curtir o verão pé na areia. Ao todo, foram cinco polos: uma arena especial no Pontal, com espaço relax, quadras, gastronomia e artesanato, além de outros quatro locais divididos entre o Centro, Meia Praia e Gravatá. Ao todo, a FME contabilizou 150 mil pessoas atendidas nos polos. Os turistas puderam curtir 300 shows musicais na areia, entre eles um show nacional da banda Atitude 67. Foram ofertadas 200 horas de aulas como Ioga, Dança e Funcional, doze quadras esportivas para a prática de vôlei de praia, beach tennis e futevôlei, espaço Kids em todos os polos, 100 PCD’s atendidos pelo projeto Praia Acessível.
“Nos posicionamos como uma cidade pronta e estruturada para as famílias curtirem o verão com muito esporte, diversão, qualidade de vida e segurança”, disse o superintendente da FME, Ricardo Echelmeier.
Descanso
Ao apresentar os números, a Prefeitura de Navegantes anunciou que não terá programação específica de Carnaval em 2025. “Nós tínhamos uma escolha orçamentária para fazer. Optamos por investir para trazer a etapa do Brasileiro de Vôlei, um evento que só acontece aqui e ainda leva o nome da nossa cidade para todo o país. Enquanto o Carnaval nós disputamos com outras cidades. De qualquer forma, Navegantes continua sendo uma ótima opção para quem quer curtir a praia no feriado com mais sossego”, disse o prefeito Liba Fronza.