Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

27 praias de Florianópolis estão impróprias para banho; Confira os pontos a evitar

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 12 30 At 10.54.53 1

Cotidiano

27 praias de Florianópolis estão impróprias para banho; Confira os pontos a evitar

Pesquisa, que cobre o período de 6 a 10 de janeiro de 2025, aponta que 60 pontos estão próprios para o banho

Quem planeja aproveitar o dia na praia em Florianópolis deve ficar atento ao relatório de balneabilidade divulgado na última sexta-feira (10) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). De acordo com o estudo, 27 das 87 praias monitoradas na capital estão impróprias para o banho, ou seja, representam risco à saúde dos banhistas.

Qualidade da água nas praias de Florianópolis

A pesquisa, que cobre o período de 6 a 10 de janeiro de 2025, aponta que 60 pontos estão próprios para o banho, o que corresponde a 68,97% do total de pontos monitorados em Florianópolis. No litoral catarinense, o índice de praias próprias para o banho é de 65,97%, com 157 dos 238 pontos considerados seguros.

Dicas de segurança para os banhos de mar

É importante destacar que, além dos pontos indicados como impróprios para o banho, o IMA alerta que o banho de mar não deve ser realizado nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas. Durante esse período, há maior risco de contaminação da água, especialmente em áreas próximas a canais e galerias pluviais, que podem carregar materiais poluentes e comprometer a qualidade da água.

Melhora na qualidade da água

Comparado ao relatório anterior, divulgado no início de janeiro, houve uma melhora na qualidade da água em três pontos da cidade. Na última pesquisa, 31 praias de Florianópolis estavam classificadas como impróprias para banho, número que caiu para 27, mostrando um avanço nas condições de balneabilidade.

Confira as praias Impróprias para banho

A recomendação do IMA é que os moradores e turistas evitem os pontos considerados impróprios, visando à saúde e segurança de todos. Para mais detalhes, consulte o relatório completo do IMA e fique atento às condições de balneabilidade antes de visitar as praias.

Continue lendo
Topo