Cotidiano
Abastecimento de água começa a se normalizar em Capivari de Baixo
A previsão é que até o próximo domingo, 27, o abastecimento esteja normalizado
Por
Maiquel Machado
O abastecimento de água começou a ser normalizado, em Capivari de Baixo, nesta sexta-feira, 25. Os dois reservatórios no Centro já estão com a sua capacidade total, o reservatório do bairro Paraíso está próximo da sua capacidade adequada e os dois reservatórios na Ilhotinha estão abastecidos.
As obras realizadas no decantador 4 pela Saneamento Tubarão foram suspensas, o que favoreceu o aumento do fluxo de água para Capivari de Baixo. Desde a noite dessa quinta-feira, 24, a vazão para o município foi retomada para 65 litros por segundo. No início da semana, uma equipe de força-tarefa entre a prefeitura de Capivari de Baixo, em conjunto com o Consórcio Saneamento Capivari e Tubarão Saneamento foi montada para solucionar o desabastecimento iniciado no último final de semana.
A previsão é que até o próximo domingo, 27, o abastecimento esteja normalizado. Na reunião ocorrida na terça-feira, 22, os representantes do Consórcio Saneamento Capivari apresentaram como medida paliativa racionar água nos bairros Santa Lúcia, Centro, Caçador e Três Maio para priorizar o abastecimento no Vila Flor, Paraíso, Ilhotinha, Camila – os mais afetados no momento.
Para minimizar os problemas ocasionados pelo desabastecimento, a prefeitura fez a contratação de caminhões pipas, que iniciaram no sábado, 19, o abastecimento dos quatro reservatórios, R1, R2, R3 e R4, este último compreende as duas caixas d’ água de 20 mil litros cada, no bairro Ilhotinha. A administração municipal destinou R$ 131 mil para a substituição de hidrômetros e outros R$ 41 mil para troca de cavaletes nas unidades consumidoras.