Cotidiano
Ação busca recuperar área de preservação em Siderópolis
Aproximadamente 30 mudas de quaresmeiras foram plantadas na manhã desta sexta-feira (25), na cabeceira de ponte, em Rio Jordão
Aproximadamente 30 mudas de quaresmeiras foram plantadas na manhã desta sexta-feira (25), na cabeceira da Ponte João Fontanella, na comunidade do Rio Jordão, em Siderópolis. A iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famsid) e as secretarias de Obras, Agricultura e Educação de Siderópolis colaborou com a recuperação da área e fez parte da aula de história da turma do 9º ano da Escola Miguel Lazzarin.
O professor da disciplina e ex-coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, destacou a importância da ação como medida de recuperação ambiental. “Estamos recuperando uma área que foi danificada. Que este registro histórico sirva de exemplo e traga consciência para cuidarmos também de outros espaços urbanos. Todos nós, como cidadãos, temos essa responsabilidade “, destacou Rosinei, que recordou as fortes chuvas que atingiram a comunidade, destruindo a cabeceira da ponte em outubro de 2023. “Na época, orientei o município a decretar situação de emergência”, contou.
Inauguração da ponte
Inaugurada em 1986, a ponte possui 50 metros de comprimento por 4 metros de largura. Com a ampliação, passará a contar também com um passeio para pedestres. O investimento de R$ 1,199 milhão para a obra foi viabilizado por meio de emenda parlamentar com contrapartida do município.