Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Ações para Plano de Prevenção de Desastres Naturais são avaliadas em Gravatal

Cotidiano
Ações para Plano de Prevenção de Desastres Naturais são avaliadas em Gravatal
Foto: Reprodução

Cotidiano

Ações para Plano de Prevenção de Desastres Naturais são avaliadas em Gravatal

Nos últimos dois anos, o volume de chuvas acima da média causou alagamentos, enxurradas, estragos em estradas e pontes

Publicidade

Devido ao histórico de cheias e enxurradas que assolaram Gravatal e região em 2022 e 2023, o prefeito Clei Rodrigues iniciou uma avaliação de ações necessárias para a criação de um Plano de  Prevenção à Desastres Naturais em conversa com a Defesa Civil do Município e a Coordenação Regional da Defesa Civil de Santa Catarina.

Nesta terça-feira (8) o coordenador da defesa civil de Gravatal George Fernandes Vitor, a procuradora do Município Cleimar de Bona Veronês, o secretário de administração Marcelo Daufenback Pompeo e o coordenador regional da Defesa Civil de SC, o sargento Eron Flores, estiveram em reunião com o prefeito, onde foram pontuadas duas ações essenciais para dar início aos trabalhos.

“Estivemos conversando sobre a Lei de Ajuda Mútua e a criação do Fundo Municipal da Defesa Civil. Acredito que Gravatal em breve estará dando o ponta pé inicial para esta grande transformação. A Lei vai incentivar que o município possa auxiliar ou ser auxiliado por outros municípios em momentos de crise. Já, o fundo vai favorecer para que o município possa receber emendas parlamentares e outros recursos, além de desenvolver alguns projetos voltados para Defesa Civil de forma preventiva, e quem ganha é a população” diz o coordenador regional Eron.

“O próximo passo é a reunião com alguns municípios para discutir a criação da Lei de Ajuda Mútua para que possamos trabalhar juntos tanto na prevenção, quanto na recuperação em casos de desastres naturais” confirma George.

Para Clei, o planejamento é fundamental. “Em um passado recente sofremos bastante com as chuvas e com muito trabalho conseguimos nos recuperar a longo prazo. Já trabalhamos com Plano de Contingência, de forma coordenada, nesses casos. Agora, vamos atuar de forma preventiva, com planejamento e reserva de recursos, para que os danos sejam menores e a nossa recuperação mais rápida” explicou o prefeito.

HISTÓRICO DE CHUVAS

Nos últimos dois anos, o volume de chuvas acima da média causou alagamentos, enxurradas, estragos em estradas e pontes. Além disso, famílias precisaram ser realocadas. Segundo a Epagri, em relatório fornecido à Prefeitura de Gravatal, a série histórica de outubro de 2019 a janeiro de 2024, aponta o registro de picos de precipitação (mm) em maio de 2022 com 273,80 milímetros, em novembro de 2022 com 293,60 milímetros, em dezembro de 2022 com 290,40 milímetros e em outubro de 2023 com 366,80 milímetros registrados.

Continue lendo
Topo