Cotidiano
AGR assina termo de cooperação para compartilhamento de dados pela Amurel
Rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região estará operando em breve
Publicado em
Rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região estará operando em breve
Por
Matheus Machado
Assim que a rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região instalada pela Agência Reguladora de Saneamento (AGR) estiver em operação, a Amurel também compartilhará os dados obtidos por meio das quatro estações hidro pluviométricas e da estação meteorológica. O termo de cooperação com a associação de municípios para divulgação das informações por meio da ferramenta Amurel Conecta foi instalada nesta terça-feira (22), durante Assembleia Geral Ordinária dos prefeitos.
Quatro das cinco estações previstas nesta etapa da rede da AGR já foram instaladas – em Tubarão, São Martinho e Braço do Norte -, faltando apenas a de Orleans, que depende da conclusão das obras na ponte onde ficarão os equipamentos. No momento, o monitoramento está em fase de calibragem, com a realização de testes das câmeras já em funcionamento.
A estação meteorológica compacta, implantada no bairro Monte Castelo, tem uma estrutura de nove metros de altura, com suportes para placa solar, sensores, satélite e câmera, que fornecerá informações importantes sobre condições atmosféricas como chuva, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica. A comunicação principal desta e das demais estações será via satélite de alta performance, com um meio secundário de comunicação via LTE 4G/5G como redundância. Ambos funcionarão de forma simultânea e, em caso de perda de sinal do meio principal, o sistema redundante assumirá automaticamente, mantendo a transmissão de dados em tempo real durante eventos climáticos severos.
“Nossa região precisava de um investimento como este há muito tempo. Logo a população poderá ter acesso a informações concretas que podem tranquilizar ou servir de alerta”, avalia a Superintendente Geral interina da AGR, Madelon Peters.