Cotidiano
Águas contaminadas nas praias aumentam casos de virose no verão
Água imprópria para o banho, muitas vezes contaminada com Escherichia coli, pode ser um vetor de infecções gastrointestinais
A balneabilidade das praias de Santa Catarina está diretamente ligada ao aumento de casos de doenças diarreicas agudas (DDA) no verão. A água imprópria para o banho, muitas vezes contaminada com Escherichia coli, pode ser um vetor de infecções gastrointestinais, como viroses, que incluem sintomas como diarreia, vômitos, dor de cabeça e corpo.
A presença de Escherichia coli, uma bactéria associada ao contato com esgoto, é usada para medir a qualidade da água. Quando encontrada em grandes concentrações, ela indica que a água pode conter outros microrganismos prejudiciais à saúde, como vírus e protozoários. O risco é maior para quem ingere pequenas quantidades de água durante atividades recreativas no mar, como o banho e esportes aquáticos.
Além de causar problemas gastrointestinais, o contato com águas contaminadas ou até mesmo com areias sujas pode levar a infecções na pele, especialmente se houver escoriações ou ferimentos.
Sintomas e Cuidados As viroses, comumente causadas por essa contaminação, apresentam sintomas como enjoo, vômitos, diarreia e dor no corpo. Em casos mais graves, é recomendado procurar um médico. Para o tratamento, a ingestão de líquidos, repouso e alimentação leve são essenciais.