Anteprojeto visa a contribuição para o Bem-Estar Animal através do carnê de IPTU
A contribuição seria direcionada para o investimento em diversas ações sociais realizadas pelo Bem-Estar Animal do município
Um anteprojeto de lei está tramitando na Câmara de Vereadores de Araranguá, que sugere uma contribuição para a Diretoria de Bem-Estar Animal, através do carnê de IPTU. A autoria do anteprojeto é do vereador Nelson Soares (MDB).
O objetivo do projeto é destinar o valor para a promoção de ações sociais, visando o atendimento da população animal do município, oferecendo-lhes atendimento médico veterinário, castração, campanhas de conscientização, entre outras ações. O vereador disse que esse valor iria para um fundo gerenciado pelo núcleo de bem-estar animal do município.
“A ideia é que essa contribuição não ficaria dentro do IPTU, só para entendermos. Seria opcional. Quando recebemos o IPTU, temos lá uma série de tarjetinhas para o pagamento parcelado. Então, haveria uma a mais, uma folhinha extra no IPTU, que seria destinada à causa animal no município”, disse Nelson.
“Existem muitas pessoas preocupadas com a causa animal que não querem ajudar diretamente a prefeitura, talvez por não saberem se o dinheiro será utilizado corretamente. Então, essa seria uma opção para essas pessoas que gostariam de ajudar a causa animal, permitindo que entreguem o dinheiro para o fundo, que é gerido pelo Bem-Estar Animal”, comenta o vereador.
Existe também a ideia da criação de um conselho da causa animal, com o intuito de dar voz às cuidadoras. “Com esse conselho municipal de Bem-Estar Animal, poderíamos gerenciar esse dinheiro e buscar recursos externos, com metas e parcerias com empresas. Esse seria um fundo específico para proporcionar mais suporte às cuidadoras, aos animais de rua e a toda essa situação que se criou nos últimos anos, com um grande número de animais que precisam ser cuidados”, finaliza Soares.