Cotidiano
Arquitetura greenbuilding ganha destaque no litoral de SC
Primeiro design showroom brasileiro greenbuilding, a Via Artística Casa na Praia, comemora 10 anos de certificação LEED Platinum
A Via Artística Casa na Praia, referência em arquitetura greenbuilding, foi o primeiro design showroom brasileiro a receber a certificação internacional LEED Platinum, está comemorando os 10 anos da conquista do certificado. Este selo reconhece edificações que combinam design inovador, com alto desempenho ambiental e eficiência energética, consolidando a Casa na Praia como um símbolo de excelência e sustentabilidade em Santa Catarina.
Para celebrar esta trajetória, um evento especial foi realizado, destacando sua relevância no cenário arquitetônico nacional e internacional. A noite incluiu a premiére de um filme produzido pela Architecture Hunter, plataforma global de curadoria de arquitetura renomada, e um talk exclusivo com Amanda Ferber, fundadora da plataforma. Amanda, influenciadora de renome seguida por personalidades como Mark Zuckerberg, compartilhou insights sobre o impacto da Casa na Praia no movimento da arquitetura sustentável.
Soluções Inovadoras em greenbuilding
Projetada para promover uma experiência multissensorial, a Casa na Praia combina tecnologia avançada e conexão com a natureza. Seu design prioriza o conforto térmico, a eficiência energética e o bem-estar, criando um projeto ecologicamente consciente, eficiente e com uma bela estética.
Em todas as etapas da construção foram implementadas práticas de alto desempenho ambiental, desde a concepção, a construção e operação do espaço: fachadas com brises permitem iluminação natural, ventilação cruzada e redução do uso de ar-condicionado. Além disso, o telhado branco com telhas sanduíche fazem com que a incidência de calor não se acumule e consequentemente não esquente tanto. Já os vidros low-e minimizam o impacto do calor e otimizam o consumo energético.
O local ainda usa moderno sistema de captação e reuso de água da chuva e tratamento de efluentes, alinhados aos princípios de sustentabilidade hídrica. A coleta da água pluvial no telhado resulta no aproveitamento percentual de 90% da água coletada. Usa ainda energia renovável e materiais com conteúdo reciclado, como concreto, alumínio e vidro, integrados ao projeto.
Além disso, o espaço contempla um bicicletário, estacionamento com concregrama e 50% de solo permeável, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável e a preservação ambiental.
“Quando começamos a imaginar o novo showroom, queríamos uma casa de praia diferente, nada tradicional. Buscávamos algo tecnológico, inovador e focado em desempenho. Compartilhamos algumas ideias com nosso arquiteto, que, na época, fazia um MBA em sustentabilidade. Assim, surgiu a possibilidade de certificar a obra, e começamos a adaptá-la para atender às exigências do LEED”, relembra Ana Lucia Picoloto Nowascky, Diretora de Relacionamento e compras da VA Casa na Praia.
Inovação
O projeto também contou com o entusiasmo de empresas fornecedoras, que se tornaram parceiras ao perceber o potencial da construção. Exemplos são o sistema de ar-condicionado central, viabilizado por uma dessas parcerias, e os vidros low-e fornecidos pela Cebrace, desenvolvidos exclusivamente para o projeto. Além disso, a Alcoa contribuiu com alumínio contendo 70% de material reciclado, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
O sistema de certificação LEED avalia diversos aspectos de uma obra, como eficiência energética, economia de recursos e redução de desperdícios. “Tudo no LEED está interligado, do início ao fim da obra. É um processo muito completo, que analisa fatores diversos. Um dos principais é o consumo inteligente, que não só promove economia, mas também reduz desperdícios”, destaca Ana.