Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Artesanato com identidade regional movimenta feiras

Cotidiano
Exposicao Ilegal De Animais Poem Criancas Em Risco 3
Foto: AII/Divulgação

Cotidiano

Artesanato com identidade regional movimenta feiras

Associação dos Artesãos de Itajaí expõe em feiras permanente e temática de Páscoa; projeto contempla 450 pessoas com oficinas gratuitas

ITAJAI

A criatividade dos artesãos itajaienses está em destaque nesta semana com a realização da Feira de Páscoa promovida pela Associação dos Artesãos de Itajaí (AAI). O evento ocorre nesta quarta (16) e quinta-feira (17), das 8h às 17h, e no sábado (19), das 8h às 13h, na Praça Arno Bauer, entre a Casa da Cultura e o Museu Histórico de Itajaí.

A feira temática contará com uma ampla variedade de produtos artesanais que vão desde peças de crochê, tricô, patchwork, madeira, até bijuterias, sabonetes, roupas sustentáveis e artigos de decoração, ideais tanto para presentear quanto para decorar os ambientes durante a Páscoa.

Além da AAI, participam da feira os artesãos da Feira Culturada e do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi). A iniciativa integra a programação pascal promovida pela Fundação Cultural de Itajaí, que teve início no último sábado (12), com o “Super Sábado”, promovido pelo Núcleo do Comércio da Hercílio Luz e Região (NCHL), da Associação Empresarial de Itajaí (ACII).

Os artesãos também marcaram presença no receptivo de transatlânticos, com feiras realizadas no Centreventos entre o fim de 2023 e esta segunda-feira (14).

Valorização cultural e economia criativa

Com quase quatro décadas de atuação no município, a AAI busca preservar e valorizar os saberes tradicionais por meio do artesanato. “As feiras, ações e toda essa movimentação coletiva fortalecem a economia criativa local, além de contribuírem para a preservação e valorização de tradições artesanais que atravessam gerações”, destaca a presidente da entidade, Sonia Regina Soares.

Além das feiras, a AAI mantém uma feira permanente no contêiner no calçadão da rua Hercílio Luz, nos fundos da Escola Victor Meirelles, lateral da Casa da Cultura. O espaço funciona no formato de loja, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Já no contexto do projeto “9º Itajaí Feito à Mão”, a AAI realizou 23 oficinas gratuitas em bairros periféricos da cidade entre março e abril, atingindo cerca de 450 pessoas de diferentes faixas etárias. A proposta foi descentralizar o acesso ao ensino de técnicas artesanais, promovendo a identidade cultural local e fomentando geração de renda.

O projeto foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio dos editais 006/2024 e 007/2024 da Fundação Cultural e do Município de Itajaí. As capacitações voltadas aos artesãos antecederam as oficinas comunitárias, com conteúdos sobre tecnologia, precificação, controle de estoque, além de discussões sobre legislação cultural, valorização da identidade local e mercado contemporâneo. As formações fortaleceram não apenas o fazer artesanal, mas também a gestão e sustentabilidade dos negócios criativos dos artesãos locais.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo