Cotidiano
Avançam as obras na Serra da Rocinha em SC
A intervenção tem como objetivo principal evitar novos deslizamentos por meio da construção de uma contenção de aproximadamente 50 metros de altura
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) segue com as obras emergenciais no km 50 da BR-285/SC, em Timbé do Sul, na região da Serra da Rocinha. A intervenção tem como objetivo principal evitar novos deslizamentos por meio da construção de uma contenção de aproximadamente 50 metros de altura, composta por duas cortinas atirantadas e telas de alta resistência. A estrutura foi projetada para garantir mais segurança aos motoristas que utilizam a rodovia.
Os trabalhos estão concentrados nas cortinas atirantadas superior e inferior, localizadas na encosta acima da estrada. O método utilizado é o chamado sistema top-down (de cima para baixo). As fundações da cortina superior já foram finalizadas e a execução das fundações da inferior está em andamento. A estrutura superior terá 6,80 metros de altura e a inferior, 5,30 metros.
Até agora, foi concluída a primeira linha de tirantes da cortina superior, além da concretagem de cerca de 25% dos painéis, o que representa 1,80 metro de altura. As frentes de trabalho atuais envolvem escavações, retirada de material, perfuração para novos tirantes e montagem das formas para concretar a segunda linha da estrutura superior e as fundações da inferior.
A primeira fase da obra consistiu no grampeamento do solo na parte mais alta da encosta, com a aplicação de tirantes de aço e telas resistentes. Após a finalização da cortina superior, os mesmos procedimentos serão realizados na cortina inferior. A etapa final inclui novo grampeamento do solo na parte inferior da encosta, próxima ao trecho da estrada que será pavimentado. O investimento total é de R$ 62 milhões, com conclusão prevista para dezembro de 2025 e pavimentação de um segmento de 80 metros da rodov