Cotidiano
Avenida Beira-Mar de Barreiros avança com novo financiamento
A Avenida Beira-Mar de Barreiros é um dos principais projetos de infraestrutura do município
Publicado em
A Avenida Beira-Mar de Barreiros é um dos principais projetos de infraestrutura do município
Por
Vitor Wolff
Um dos principais projetos de infraestrutura de São José, a Avenida Beira-Mar de Barreiros, ainda aguarda a Licença Ambiental Prévia (LAP) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para se concretizar. A intenção é lançar ainda este ano a primeira Licitação Pública Internacional (LPI) para a escolha da empresa responsável pela construção da obra.
Para viabilizar o projeto, o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) já garantiu um financiamento de US$ 43,2 milhões, além de uma contrapartida de US$ 10,8 milhões. Durante uma reunião com técnicos em Brasília, o Município recebeu autorização do Fonplata para avançar com a licitação enquanto o processo de licenciamento continua.
Com aproximadamente 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros foi planejada para transformar a região, incluindo melhorias na drenagem e a criação de um complexo de lazer e cultura. O projeto abrange não apenas uma avenida de seis pistas (em ambos os sentidos) e uma via marginal, mas também ciclovias, pistas de skate, calçadões, estacionamentos, quiosques e salas multiuso. Além disso, há previsão para a melhoria de 2,8 quilômetros de acessos à nova via, que se estenderá do limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a conexão com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, com a possibilidade de uma futura ligação com a Beira-Mar Continental de Florianópolis.