Bailarina de São Paulo é tetra campeã no solo de Jazz, no Festival de Dança de Joinville
A jovem negra já trouxe a discussão sobre o racismo ao palco do Festival
A bailarina Ana Luiza Mendes, da Lapidari Companhia de Dança, de Praia Grande, São Paulo, conquistou pela quarta vez consecutiva o primeiro lugar no solo de jazz na Mostra Competitiva do Festival de Dança de Joinville. Ela apresentou a coreografia “Clarinvidade – O canto por liberdade”, de Lennon Vitorino, e conquistou o público, que vibrou nas arquibancadas do Centreventos, e os jurados, recebendo a nota: 9,94 na categoria solo Jazz Sênior.
Ana Luiza dançou no palco principal no dia 20 de julho, e contribuiu para que a Lapidari Companhia de Dança seguisse na liderança do ranking da Mostra Competitiva que, ao final do evento, vai eleger o melhor grupo. Como ficou em primeiro lugar, ela volta a se apresentar na Noite dos Campeões Sênior, no dia 27. O segundo e o terceiro lugar da categoria também foram para companhias de São Paulo: Núcleo Artístico Independente e Contextos Cia de Dança, respectivamente.
Em 2023, Ana Luiza Mendes, foi uma das indicadas a Melhor Bailarina do Festival. No ano anterior, a jovem negra trouxe a discussão sobre o racismo ao palco do Festival de Dança de Joinville. Segundo ela, uma das coisas que ela mais gosta ao dançar é que ela pode transmitir mensagens para o público.