Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Caminhada de Iemanjá reúne 3 mil pessoas em Itajaí

Cotidiano
Iemanja Itajai
Foto: Divulgação/SCTodoDia

Cotidiano

Caminhada de Iemanjá reúne 3 mil pessoas em Itajaí

Evento é aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, mas a 10ª edição só pode ser realizada por meio de liminar judicial

No último domingo (2) a Praia de Cabeçudas, em Itajaí, se tornou o cenário de uma das maiores celebrações de fé e cultura afro-brasileira da região: a 10ª edição da Caminhada de Iemanjá. Organizado pelo babalorixá e produtor cultural André Trindade, o evento foi um marco na valorização das tradições das religiões afro-brasileiras, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e da Prefeitura Municipal de Itajaí.

Quase 3 mil pessoas participaram do evento, entre devotos, simpatizantes, moradores e turistas. A caminhada seguiu pelas ruas do bairro Cabeçudas em um ato de louvor e respeito à Rainha do Mar, Iemanjá. A programação teve início às 14h, com uma live da cantora Juliana de Passos, transmitida pelo YouTube, preparando o ambiente para a chegada dos participantes.

Às 15h30min, o cortejo foi até o Canto de Iemanjá, ponto tradicional da celebração, onde orações e homenagens tomaram conta da praia. A caminhada não foi apenas um evento de fé, mas também um verdadeiro reflexo da união, diversidade e respeito à cultura afro-brasileira. Ao longo da tarde, o público pôde acompanhar apresentações culturais de grupos e da sambista Margarete Mendes, que trouxeram ainda mais brilho à celebração.

O ponto alto da comemoração aconteceu às 18h30, com a entrega do barco à Iemanjá, em uma cerimônia emocionante. O gesto de lançar o barco ao mar representou a devoção dos participantes e o pedido de bênçãos.

O que mais intrigou os frequentadores que há uma década participam da festa foi o fato dos organizadores precisarem entrar com um pedido de liminar para que a Prefeitura de Itajaí emitisse as autorizações para a realização da homenagem. Os organizadores acusam a administração de intolerância religiosa.

Continue lendo
Topo