Cotidiano
Casan avança em modernização de esgoto em Florianópolis
Casan finalizou mais uma fase das obras de expansão e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) finalizou mais uma fase das obras de expansão e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis. Um novo tanque decantador secundário foi colocado em operação; esse equipamento é responsável por separar os sólidos da parte líquida do esgoto em processo de tratamento.
Esse novo decantador se junta a outros três já em funcionamento e representa uma das últimas etapas do tratamento do esgoto, antes da desinfecção e do retorno do efluente à natureza, conforme os padrões definidos pela legislação ambiental.
Embora a nova estrutura já esteja operando, não haverá alteração imediata na capacidade de tratamento da ETE Insular. A ampliação da capacidade de depuração só será viável com a conclusão de todas as novas instalações, o que aumentará a vazão atual em quase três vezes.
Com essa modernização, a unidade poderá tratar até 612 L/s durante períodos de vazão máxima, permitindo a ativação de toda a rede de esgoto já instalada na Bacia do Itacorubui. O investimento na expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular é de R$ 194 milhões, recursos obtidos pelo Governo do Estado e pela Casan em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).